Minas apresenta experiências em aprimoramento de processos e serviços públicos no 13º Congresso Consad de Gestão Pública

Uma das iniciativas abordadas foi o projeto Automatiza.MG, que recebeu o Prêmio Excelência em Competividade

Os desafios e experiências em gestão pública foram apresentados pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), durante o 13º Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), realizado em Brasília entre os dias 20 e 22/8.

A secretária de Estado Camila Neves abordou, entre outros temas, o projeto Automatiza.MG, que recebeu o Prêmio Excelência em Competividade no evento. Na apresentação, realizada no Painel Rede CLP: Senso de Contribuição e Legado ao País, ela relatou as experiências em gestão pública, como surgiu e foi desenvolvido o Automatiza.MG.

“Tivemos a ideia de criar o Automatiza.MG após várias sugestões dos nossos servidores. O projeto foi pensado e criado juntamente com quem o usaria na ponta, para que o servidor entendesse os benefícios que isso traria. Outro sucesso do Automatiza.MG é a equipe envolvida, que sempre buscou se aprimorar cada vez mais e entregar um bom projeto”, afirmou Camila Neves.

O projeto otimiza o tempo gasto por servidores em tarefas cotidianas, utilizando tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar essas atividades repetitivas, possibilitando ao servidor usar seu tempo para tarefas mais estratégicas.

O Automatiza.MG começou a ser executado no segundo semestre de 2023 e, desde então, já criou 46 robôs para serem usados pelos servidores. A iniciativa reduziu em mais de 1,3 mil horas mensais o tempo necessário para a realização de processos que foram aprimorados.

Gestão

Além do Autotamiza.MG, a Seplag-MG levou a esta última edição do Congresso diversos outros projetos e trabalhos, com representantes de todas as subsecretarias, que foram também reconhecidos e premiados. O evento é uma oportunidade para os servidores mineiros mostrarem suas iniciativas e trocarem experiências com outros Estados da federação.

Alguns dos trabalhos apresentados foram sobre Otimização de recursos com o compartilhamento de imóveis estaduais; Prevenção e enfrentamento ao assédio moral e gestão de pessoas; Aplicação de big data para tornar o uso de dados mais eficiente; e Implementação de ChatBot GPT para atendimento ao cidadão.

Congresso Consad

Entre os dias 20 e 22/8, o 13º Congresso de Gestão Pública do Consad reuniu gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais de todo o país em Brasília, com o objetivo de discutir temas essenciais à gestão pública, além de abordar as últimas tendências, desafios e soluções na área.

A edição deste ano teve como foco o desenvolvimento de políticas públicas que sejam não apenas eficientes e inovadoras, mas também transparentes e alinhadas com as expectativas dos cidadãos. A programação foi diversificada, e incluiu painéis de discussão, workshops, apresentações de casos de sucesso e espaços para networking.