Governo de Minas vence prêmio nacional de Excelência em Competitividade com o programa Automatiza.MG

Estado recebeu premiação no 13º Congresso do Consad. Programa da Seplag-MG utiliza soluções tecnológicas e inteligência artificial para automatizar processos

Os bons resultados do projeto Automatiza.MG deram ao Governo de Minas o primeiro lugar no Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21/8), em Brasília, durante o 13º congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado (Consad).

A premiação reconhece iniciativas que promovem impacto positivo na vida dos cidadãos, com resultados comprovados por indicadores do prêmio. O Automatiza.MG otimiza o trabalho dos servidores públicos ao automatizar processos administrativos, utilizando tendências de tecnologia e inteligência artificial.

O programa – desenvolvido e executado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) –, foi o mais bem avaliado entre outros mais de 292 projetos desenvolvidos por governos estaduais. Na fase final, concorreu com outras cinco iniciativas dos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraná.

"Estou muito feliz e honrado com a conquista desse prêmio de inovação para Minas Gerais. A automatização de alguns processos permite que os nossos profissionais possam se dedicar a tarefas mais estratégicas, e não procurando dados dentro de alguma planilha ou em algum sistema, por exemplo. Então, é um avanço muito grande que, hoje, já serve de inspiração para outros estados", ressalta Romeu Zema.

Automatiza.MG

O Automatiza.MG apoia e auxilia os servidores em atividades repetitivas e mecânicas, liberando o funcionalismo para exercer trabalhos mais estratégicos.

Desde o início de suas atividades, no segundo semestre de 2023, a iniciativa já criou 46 robôs para serem usados pelos servidores, o que reduziu em mais de 1.300 horas mensais o tempo necessário para a realização de processos que foram aprimorados.

O programa também realiza a capacitação dos servidores. Até o momento, 27 turmas foram capacitadas em aulas presenciais.

O curso virtual conta com 1.300 alunos e, dentre esses, 490 já concluíram a formação. Os participantes atuam em órgãos e entidades de Minas Gerais, assim como do governo federal e de outros Estados e municípios da federação.

"O Automatiza.MG é um projeto revolucionário, que tem o objetivo de facilitar o trabalho do servidor público e ampliar a capacidade de entrega dos serviços públicos para o cidadão mineiro. Receber o prêmio é muito importante, porque demonstra a potência desse projeto e a possibilidade de o Governo de Minas servir de referência para a melhoria do serviço público em todo o país”, enfatiza a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves.

Consad

Entre os dias 20 e 22/8, é realizado, em Brasília, o XII Congresso Consad de Gestão Pública. O evento reúne gestores públicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais de todo o país, com o objetivo de discutir as últimas tendências, desafios e soluções na gestão pública.

Divulgação / CLP