Com investimento de R$ 30 milhões, empresa de cabos terá laboratório de testes elétricos mais moderno do país em Itajubá

A partir do apoio do Governo de Minas, Cabelauto Condutores Elétricos investe na ampliação da linha de produção no município e vai gerar mais 25 empregos diretos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Mais oportunidades surgem no Sul de Minas a partir da atração de investimentos. Inaugurada em Itajubá, nesta quinta-feira (20/3), a nova linha de produção de cabos de energia da Cabelauto Condutores Elétricos vai fortalecer o setor industrial da região e gerar 25 novos empregos diretos, contribuindo também para o desenvolvimento do município.

A partir de agora, a empresa, que também trabalha com cabos automotivos, vai duplicar a capacidade de produção de cabos de potência para média tensão até 35 kV, que vai atender os segmentos de concessionárias de energia elétrica, energias renováveis, infraestrutura, indústrias, mineração, siderurgia, óleo e gás, dentre outros.

Essa nova linha de produtos exigiu a construção de novos prédios e a ampliação do laboratório de testes elétricos de Alta Tensão, tornando-o o mais moderno do país. Ao todo, o projeto de expansão da empresa envolveu mais R$ 30 milhões em recursos privados investidos no estado.

Este é mais um empreendimento apoiado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência Invest Minas, que, entre outras ações, atuou nas tratativas da empresa junto à Cemig para melhorar o fornecimento de energia no local.

“Apesar de todos os recordes alcançados nos últimos seis anos, percebemos que Minas segue em destaque na atração de investimentos. Isso é a resposta do mercado para todas as melhorias implementadas em nosso ambiente de negócios. E é importante salientar o crescimento de empresas que fornecem produtos para nossa indústria, garantindo uma economia cada vez mais dinâmica e sustentável”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.

Estrutura

Além do investimento em infraestrutura, a ampliação da empresa envolve a aquisição e instalação de máquinas modernas para moldar, reforçar e proteger os materiais. A Cabelauto ainda investiu em um equipamento especial que melhora o isolamento dos cabos de média tensão, garantindo mais segurança e eficiência na transmissão de energia.

Atualmente, a empresa conta com um quadro de 300 colaboradores diretos e ocupa uma área total de 142 mil metros quadrados em Itajubá, sendo que com esta segunda expansão o empreendimento chegou a 30 mil metros quadrados de área construída.

“Nós, do Governo de Minas, nos sentimos orgulhosos por ver o crescimento de empresas como a Cabelauto, que contribuem para o desenvolvimento da comunidade na geração de mais empregos e renda. Nosso trabalho estreita a parceria entre a empresa e o Governo do Estado, com foco no crescimento sustentável, o que demonstra que apoiamos iniciativas que promovem o desenvolvimento de Minas”, ressalta o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette.

A nova linha de produção faz parte do plano de expansão da empresa, voltado principalmente para atender o mercado nacional.

“A Cabelauto viu oportunidade no segmento de renováveis, concessionárias e mineração, decidindo em seu planejamento estratégico do triênio 2023-2025 ampliar sua capacidade para cabos de média tensão. Desta forma, nos consolidamos como um dos principais players no mercado de cabos, reafirmando nosso compromisso com a excelência e qualidade de nossos produtos”, garante o diretor-geral da empresa, Cor Jésus de Miranda.

 



Últimas