Seplag compartilha experiências de sucesso em transformação digital, compras públicas, patrimônio e gestão de pessoas no Consad Express 2025
Evento em Bento Gonçalves (RS) reuniu representantes de todos os estados para debater inovação, governo digital e desafios no aprimoramento da gestão pública
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) participou, entre os dias 26 e 28/11, da 133ª edição do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração – Consad Express, realizado em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O encontro reuniu cerca de 350 servidores de todo o país e teve como objetivo promover a troca de experiências e aprofundar as discussões sobre inovação, políticas públicas e caminhos para aperfeiçoar a gestão pública nacional.
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Representante de Minas Gerais, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, integrou as plenárias que abordaram temas como o E-Social, seus impactos e exigências, Propag e iniciativas para o fortalecimento do trabalho do Consad em âmbito nacional para viabilizar uma gestão pública eficiente nos estados.
“Estivemos no Consad Express com subsecretários e equipes técnicas que atuam em temas essenciais da administração pública mineira. Foi um momento importante de compartilhamento de experiências e de construção de próximos passos, sempre com o propósito de buscar excelência naquilo que fazemos na Seplag-MG”, afirmou a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Sílvia Listgarten.
Paralelamente, reuniões técnicas, apresentações e debates temáticos realizados pelos Grupos de Trabalho (GTs), reforçaram a busca de projetos e práticas para tornar mais efetivas as entregas aos cidadãos, como soluções para o atendimento, digitais e presenciais.
A Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão compartilhou experiências nos GTs de Transformação Digital, com o subsecretário Rodrigo Diniz, e de Ciência de Dados, por meio da diretora central de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Mariana Vilela, que apresentou o trabalho “Estratégia Estadual de Governo Digital”.
A apresentação abordou iniciativas estruturantes da transformação digital em Minas Gerais, arquitetura de dados e ações relacionadas ao Data Lake MG. Avanços como a transferência digital de veículos, Boletim Digital, Emergência MG e a Carteira de Identidade Nacional (CIN) que alcançou mais de 4 milhões de emissões em Minas estiveram entre os exemplos apresentados.
O trabalho “Planejamento Estratégico do Grupo de Trabalho de Gestão de Patrimônio” foi apresentado pelo subsecretário de Logística e Patrimônio, Marcos Soares, detalhando diretrizes e prioridades para modernização da gestão patrimonial.
A Subsecretaria de Gestão de Pessoas atuou nos debates do GT de Gestão de Pessoas, que discutiu indicadores de cotas, estrutura organizacional, liderança, dados geracionais, desafios para a uniformização de informações em nível nacional e implementação do e-Social, com participação da subsecretária de Gestão de Pessoas, Helga Almeida. A área integrou ainda o GT de Saúde e Segurança do Servidor, com o superintendente Alvimar Tito e a diretora Marcela Mattar.
A Subsecretaria de Compras Públicas foi representada pela superintendente central de Planejamento de Contratações, Myla Freire, que integrou as discussões do GT de Compras Públicas. As boas práticas na governança, na condução do plano de contratações anual, no uso da inteligência artificial na fase preparatória e nas estratégias adotadas em cenários de crise foram destaques do GT, como assinalou a superintendente.
Programação
O evento teve início no dia 26/11, com reuniões paralelas dos GTs e início das discussões do Fórum. Na quinta-feira (27/11), ocorreu a abertura oficial, que contou com painéis temáticos sobre gestão de pessoas, transformação digital e compras públicas, além de discussões envolvendo áreas como patrimônio, escolas de governo e ciência de dados.
Os debates foram concluídos nesta sexta-feira (28/11), com a plenária final dos secretários estaduais. Na ocasião, foram tratados temas como o Propag, iniciativas de governo digital e mecanismos para ampliar a atuação do Consad. Também foram definidos encaminhamentos para o próximo Congresso do Conselho, que ocorrerá em maio de 2026, em São Paulo, e foi eleita a nova vice-presidente: Ana Maraiza, secretária de Planejamento de Pernambuco.
O Consad reúne representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, com foco na articulação entre gestores, no debate de desafios contemporâneos e no desenvolvimento de soluções integradas para a administração pública.