Seplag promove 3º encontro da Rede Automatiza.MG e incentiva uso de novas ferramentas de inovação entre servidores
Evento apresentou diferentes aplicações que podem ser usadas para otimizar a rotina de trabalho
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) realizou, por meio do Escritório Central de Inovação e Automatização, nesta quinta-feira (28/5), o 3º encontro da Rede Automatiza.MG. Com o tema "Para além do Automate: ferramentas úteis no dia a dia do servidor", o evento reuniu profissionais na Cidade Administrativa para apresentar aplicações simples e replicáveis que podem ser incorporadas à rotina administrativa dos servidores.
As soluções abordadas foram além das mais difundidas como o Power Automate. Foram apresentadas outras ferramentas de automação e de desenvolvimento de baixo código ou sem código, que permitem criar soluções digitais com menor necessidade de programação.
A superintendente do Núcleo de Desenvolvimento de Soluções em Inovação e Automatização, Giselle Camargos Volponi da Rocha, destacou a importância dos encontros, que chegaram na terceira edição desde o lançamento da Rede, em dezembro de 2025.
"Esses encontros estão sendo um sucesso, sempre com o auditório cheio e gerando um momento de troca muito produtivo entre as pessoas que desenvolvem e que são curiosas com esse tipo de iniciativa", pontuou Giselle.
Soluções práticas
A programação contou com a participação de Luigi Caetano da Silva, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), que apresentou casos reais de uso do Power Apps.
“A gente já tem vários sistemas de Recursos Humanos, contratos e gestão orçamentária que integram automações, criam documentos no Sei!MG, tudo dentro do Power Apps, que é uma ferramenta low-code para construir aplicativos e sistemas dentro da secretaria, sem precisar contar com contratação externa, e sem gastar um centavo além do contrato já utilizado do Office 365”, comentou.
Na sequência, Raiane Cardoso de Souza, da Seplag-MG, detalhou como o versionamento com Git e GitHub pode ser aplicado no dia a dia do serviço público.
O encerramento das apresentações técnicas foi conduzido por Lígia de Oliveira, também da Seplag-MG, que explorou as possibilidades do Microsoft Copilot Studio para o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.
Após as apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências com os painelistas.
Ao final do encontro, foram apresentados os próximos passos da Rede e as sínteses das discussões, reforçando o compromisso com a transformação digital e a desburocratização no Estado.
Rede Automatiza.MG
A Rede Automatiza.MG é um espaço voltado para a união de profissionais do Governo de Minas que buscam simplificar fluxos de trabalho por meio da tecnologia. Além de promover encontros presenciais e virtuais, a rede fomenta a troca de experiências e o suporte mútuo entre os servidores e colaboradores dos órgãos e entidades estaduais.