Secretaria de Educação apresenta novas estratégias para garantir avanço e aprendizagem dos estudantes
Ações integradas de certificação e recomposição fortalecem a melhoria da trajetória escolar e asseguram novas oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede estadual
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) apresentou, nesta terça-feira (11/11), durante o evento “Trem para Aprender – Não deixe ninguém para trás!”, um conjunto de ações pedagógicas voltadas para o encerramento do ano letivo e a melhoria do fluxo escolar.
O encontro reuniu os 47 superintendentes regionais de ensino, diretores educacionais e coordenadores de inspeção, em um momento de alinhamento estratégico sobre as ações de certificação e de recomposição das aprendizagens, com os estudos independentes.
As medidas, Prova Eletrônica para Certificação, Estudos Intensivos e a Prova Eletrônica de Recuperação, formam um ciclo integrado que amplia as oportunidades de avanço dos estudantes, promove equidade e reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade. Todas essas ações acompanhadas pela equipe pedagógica dentro do Programa de Recomposição das Aprendizagens.
Prova Eletrônica para Certificação
A Prova Eletrônica para Certificação é uma oportunidade para que estudantes com idade compatível possam concluir a etapa de ensino. Regulamentada pela Resolução SEE nº 5.209/2025, a iniciativa define os procedimentos para avaliações com finalidade de certificação, recuperação e recomposição das aprendizagens.
Podem participar estudantes com 15 anos ou mais matriculados nos anos finais do ensino fundamental e 18 anos ou mais no ensino médio.
“Esses estudantes terão o direito, caso queiram, de realizar o exame de certificação. Uma grande novidade é que todas as escolas da rede estadual que já ofertam as etapas de ensino, serão unidades certificadoras”, afirma Gabriela Bonfim, subsecretária de Planejamento de Rede, Avaliação e Inovação.
A prova, que será aplicada entre 17/11 e 3/12, é composta por 40 questões, distribuídas entre Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com dez questões por área. Para obter a certificação, o estudante deve alcançar, no mínimo, 60% de acertos em cada área. Quem não atingir essa pontuação poderá realizar uma segunda e última tentativa.
Estudos Intensivos
Durante o mês de dezembro, o foco das escolas estará na estruturação e implementação das ações conjuntas denominadas “Trem para Aprender – Estudos Intensivos”, um movimento coletivo e colaborativo voltado à consolidação das aprendizagens essenciais. O material que acompanha estas orientações apresenta, de forma didática, as etapas, responsabilidades e possibilidades de atuação para esse período.
Com esse novo formato, a SEE/MG reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e centrada no desenvolvimento integral de cada estudante, fortalecendo o papel das escolas como espaços de aprendizagem viva, colaborativa e transformadora.
Prova Eletrônica de Recuperação
Encerrado o período de estudos intensivos, os estudantes que ainda não atingiram o mínimo de 60% de aproveitamento terão nova oportunidade por meio dos Estudos Independentes. A novidade para o ano de 2025 é que a Secretaria de Educação está fornecendo ferramentas para apoiar os professores no âmbito dos Estudos Independentes. Trata-se da Prova Eletrônica de Recuperação.
A ferramenta foi criada para facilitar o processo final de recuperação, oferecendo uma aplicação digital, presencial na escola, que complementa os planos de estudo elaborados para cada aluno.
“A partir de agora, a Secretaria vai dar mais suporte, mais apoio para nossos estudantes e para nossos professores. Então, é uma grande oportunidade e estamos aqui, disponíveis, estruturando todo esse trabalho com nossos superintendentes”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
A prova é voltada, prioritariamente, a estudantes com rendimento abaixo de 60% em três ou mais componentes curriculares. Cada componente tem dez questões, e a aprovação ocorre ao atingir 60% de acertos. Caso o estudante não alcance o desempenho necessário, haverá segunda oportunidade em janeiro, antes do início do próximo ano letivo.