Estudantes de escola estadual desenvolvem sistema para modernizar biblioteca

Projeto realizado por alunos da Escola Estadual Professor Gastão Valle une inovação tecnológica e aprendizado prático para melhorar o atendimento e gestão do acervo

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Biblioteca Monteiro Lobato, da Escola Estadual Professor Gastão Valle, em Bocaiúva, no Norte de Minas, ganhou uma atualização. Os alunos do ensino médio integrado ao curso de Desenvolvimento de Sistemas criaram um software de catalogação e controle de livros. 

O novo sistema oferece uma série de funcionalidades como, por exemplo, o cadastro de usuários e exemplares, controle de empréstimos e devoluções, além de emitir relatórios e indicadores de desempenho, como taxa de atraso, títulos mais lidos e volume de circulação. A ferramenta também possui uma interface intuitiva, fácil de usar.

Protagonismo estudantil

O diretor da escola, Bruno Drumond, considera esse projeto de grande importância por fazer uma articulação entre teoria (BNCC/FGB) e prática (Desenvolvimento de Sistemas). Os estudantes utilizam os conhecimentos adquiridos em sala de aula para encontrar soluções para os problemas. “Isso fortalece a atitude empreendedora, pois os estudantes estão se preparando para atuar diretamente no mercado de trabalho, com uma formação técnica de qualidade”, explica.

Para o professor e coordenador do curso de Desenvolvimento de Sistemas, Fernando Junio da Silva, o projeto estimula a base escolar dos alunos, permitindo que possam se tornar programadores cada vez mais experientes. Ele também ressalta a necessidade de incentivar iniciativas como essa dentro do ambiente escolar: “Faz com que esses alunos possam crescer, validar suas habilidades que conseguiram no curso técnico em projetos reais da nossa escola”.

A metodologia utilizada foi baseada em projetos interdisciplinares (língua portuguesa, matemática, sociologia) em ciclos curtos de aprendizagem. Os alunos mapearam as demandas da biblioteca, realizaram modelagem do sistema, prototipagem, testes e implantação. Durante o processo, os estudantes também assumiram papéis de gestão, tomada de decisão e atendimento ao usuário, vivenciando situações reais do mercado de trabalho. 

Na opinião do estudante Íthalo Santana, que contribuiu para o desenvolvimento da modernização da biblioteca, o projeto teve um grande impacto em sua vida. “Ele me ajudou a ter conversações em equipe, me ajudou a utilizar de tecnologias que eu tinha, porém não fazia o uso delas. E, principalmente, também com uma perspectiva para o meu trabalho”, explica. 

Tecnologia e informação

Os estudantes ainda desenvolveram um site para a Escola Estadual Professor Gastão Valle. Os alunos desenharam a navegação, organizaram informações importantes (história, cursos, calendário e notícias), construíram páginas acessíveis para diferentes dispositivos, etc.

O estudante Luis Otavio Durães Fonseca, que participou do desenvolvimento do site, acredita que o projeto teve uma enorme contribuição para sua trajetória escolar e para o futuro de sua vida profissional. “O site também vai servir de inspiração para as próximas turmas no curso, servir de incentivo para desenvolver novas tecnologias, novas ferramentas e programas para resolver”.

Tanto o novo sistema da biblioteca quanto o site institucional da escola demonstram o potencial de projetos que unem educação e tecnologia. Os alunos tornam-se capazes de utilizar, criar e compreender as ferramentas digitais.



Últimas