Prodemge lança edital de inovação que busca no mercado soluções com foco em processos e serviços públicos
Segunda edição do Programa Trem com três desafios; aporte para testar iniciativas selecionadas é de até R$ 200 mil
A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) lança, nesta sexta-feira (19/9), a segunda edição do Programa Trem - Movimento para Inovação Aberta. Mais uma vez, o objetivo central é identificar desafios enfrentados pelo poder público e buscar soluções inovadoras por meio de parcerias com empresas do mercado.
Com a iniciativa, a Prodemge expande o portfólio de soluções tecnológicas que podem ser aplicadas internamente ou disponibilizadas aos clientes institucionais, órgãos e entidades de Governo de Minas.
O edital é válido por 30 dias, lança desafios públicos sem a necessidade de detalhar previamente a solução esperada, o que abre espaço para que o próprio mercado proponha alternativas que poderão ser selecionadas para testes e contratação conforme lei 182/2021 – Marco Legal das Startups.
Considerada bem-sucedida e com contratos firmados na edição de estreia, a iniciativa fortalece a capacidade de contratação especial para que empresas desenvolvam produtos por meio de colaboração e cocriação.

“A iniciativa reafirma o compromisso da companhia em estimular a inovação aberta e a transformação digital no estado, ampliando o portfólio de serviços, gerando ainda mais valor para os órgãos públicos e, consequentemente, para o cidadão mineiro”, destaca a assessora de Inovação da Prodemge, Mônica Rocha.
Novidades
Este segundo edital traz novidades: lança três desafios, um a mais que a edição anterior, e, além de startups, passa a permitir também a participação de empresas maiores.
Outro diferencial é a inclusão de instituições do governo desde as primeiras discussões para a identificação de problemas ou desafios que devam ser solucionados.
O programa prevê três etapas: inscrição, proposta de solução e, por fim, desenvolvimento e experimentação. Acesse o edital completo aqui e a página oficial do programa neste link.
Diferenciais
O edital é exclusivo para resolução de desafios tecnológicos. O modelo é mais ágil que as licitações tradicionais e valoriza o potencial de inovação da solução proposta.
As startups recebem até R$ 200 mil por contrato para testar e validar soluções junto à Prodemge, ação que garante recursos para o desenvolvimento, sem exigir um produto 100% pronto de início.
Se a solução demonstrar efetividade durante a fase de testes, a Prodemge pode contratar diretamente a startup, sem necessidade de novo processo licitatório - o que representa vantagem competitiva.
Histórico
O programa Trem surgiu da necessidade de ampliar a capacidade do Governo do Estado em resolver problemas complexos com mais agilidade, eficiência e inovação. Também busca internalizar tecnologias emergentes e fomentar a cultura da inovação no setor público.
A Lei Complementar 182/2021, que institui o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, regula o Programa Trem. A legislação tem como propósito estimular a criação e o crescimento de startups, facilitar a atração de investimentos e modernizar o ambiente de negócios no Brasil, inclusive no setor público, por meio de mecanismos como o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI). Saiba mais sobre o Programa Trem neste glossário.