Prodemge encerra Inova 2025 com balanço e iniciativas para a transformação digital em Minas
Vitrine de iniciativas e debates sobre avanços do uso de tecnologia na administração e serviços voltados ao cidadão teve recorde de público
Recorde de público, sete painéis, dez palestras, centenas de profissionais da administração estadual reunidos em torno de temas como Inteligência Artificial (IA), computação quântica, tecnologia cognitiva, infraestrutura e segurança cibernética. E também por dentro de projetos que levam a transformação digital para processos e serviços públicos em áreas como saúde, educação e trânsito, entre outras.
Durante dois dias (7 e 8/10), a Inova 2025 – Semana de Inovação promovida pela Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais (Prodemge) debateu os avanços de Minas Gerais na busca por soluções que imprimem mais agilidade, assertividade e facilidade de acesso aos processos e entregas, com impacto direto no dia a dia de servidores e da população mineira.
O painel “Revolução digital em Minas Gerais: Integração, Inovação e Resultados”, contou com a mediação do diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, e participação dos secretários de Estado de Educação, Rossieli Soares, e de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, e também do secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias.
Em pauta, soluções que têm revolucionado a gestão e as entregas do Governo de Minas à população como o MGApp, aplicativo com mais de 270 serviços disponíveis, incluindo Transferência Digital de Propriedade de Veículos e Boletim Escolar Digital.
Conquistas e perspectivas
O diretor-presidente da Prodemge discorreu sobre o propósito e papel da companhia: Promover a transformação digital do Estado de Minas Gerais e Coordenar tecnicamente o sistema de TIC do Estado, reforçando que a Inova é uma iniciativa voltada a discutir com autoridades, servidores públicos, técnicos, clientes e fornecedores novidades e possibilidades na área.
“Apresentamos e discutimos novas parcerias, inclusive com o setor privado. A IA em processos e sistemas, o fortalecimento da cibersegurança, TIC e inovação nos serviços públicos, com foco no cidadão. Nossa ideia é encerrar a Inova já com perspectivas para ampliar a transformação digital e melhorar ainda mais a vida do cidadão mineiro”, avaliou o diretor-presidente da Prodemge.
“Nos últimos anos avançamos muito em transformação digital, a partir do estabelecimento de uma estratégia de governo digital muito bem desenhada, com foco no cidadão. Mais de 83% dos serviços prestados pelo governo à sociedade já são digitais e buscamos avançar ainda mais, com inovação”, destacou o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias.
Olho no futuro
O painel “Data Lake na Gestão Pública: Transformando dados em inteligência para a tomada de decisões”, moderado pelo diretor de Soluções Digitais de Governo da Prodemge, André Alves, e com participação do secretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Santos, reforçou a importância do repositório de dados oficial do Estado.
Já utilizado em áreas como segurança pública, a plataforma estadual centraliza dados e viabiliza análises avançadas que apontam oportunidades para aprimorar os serviços públicos.
Em sua sétima edição, a semana de inovação da Prodemge promove a divulgação de entregas em tecnologia em parceria com instituições de Estado e o fomento à transformação digital em Minas Gerais.