Parcerias e tecnologia ampliam acesso e qualidade dos serviços públicos em Minas Gerais
Reforçadas pela política estadual de transformação digital, soluções de TI desenvolvidas com foco no cidadão têm feito história no estado
Por meio da política estadual de transformação digital, parcerias entre instituições do Estado e a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) colocam o cidadão como centro de um propósito: facilitar e ampliar o acesso a serviços públicos de qualidade em todas as áreas.
Um dos exemplos vem do sistema que agiliza e facilita a gestão de processos na administração pública, o ProBPMS, desenvolvido pela companhia com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com a Secretaria de Casa Civil (SCC).
Superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Fabrício Salum descreve a ferramenta utilizada pelo Governo de Minas.
“A ideia é disponibilizá-la para órgãos e entidades que, com o mínimo de esforço e codificação, poderão rapidamente tramitar ações de forma ágil, simples e eficiente”.
Tais características levaram o ProBPMS a ser reconhecido pela chamada internacional Boas Práticas em Inovação Pública 2025, categoria Inovação em Escala. A cerimônia de apresentação será em Santiago (Chile), nos dias 3 e 4/7.
Impacto positivo
Entrega de sucesso, a facilitação da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Seplag.
Hoje, mais de 42 mil pessoas, em 803 municípios, já utilizam a Ciptea para garantir o acesso facilitado e humanizado a áreas como saúde, educação e assistência social.
Bárbara Azevedo afirma que a carteirinha é de grande auxílio para ela e o filho, de 5 anos. “Ele é autista, e essa carteirinha ajuda a comunicar nossa realidade para o mundo. A Ciptea explica as comorbidades que ele tem, e que podem afetar as pessoas. Eu sou muito grata a ela”, comenta.
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Katariny Esteves, mãe de Clara, reforça que a Ciptea garante acesso prioritário a serviços essenciais. “Fica muito mais fácil identificar a necessidade da minha filha durante um atendimento médico, por exemplo”, enfatiza.
Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela destaca o impacto positivo da carteira e da tecnologia a favor dos serviços públicos.
“A Ciptea é uma conquista importante para a população autista, pois garante não apenas o atendimento prioritário, como mais dignidade e autonomia às pessoas com TEA e suas famílias. O uso da tecnologia na emissão do documento é um grande aliado da inclusão, pois amplia o acesso, reduz burocracias e contribui para uma política pública mais eficiente e acolhedora”, ressalta a secretária.
Superintendente de Planejamento, Controle e Qualidade da Prodemge, Augusto Zadra cita a Ciptea como exemplo da automação de processos centrados no cidadão. E lista avanços do ProBPMS, como:
• Redução do tempo médio de tramitação do processo;
• Eliminação de etapas com formulários inteligentes e validação automática de dados;
• Monitoramento de solicitações em tempo real, aumentando a transparência;
• Ampliação da capilaridade do serviço digital para todo o estado.
Benefícios
Ainda de acordo com Zadra, parcerias entre a Prodemge e instituições estaduais têm sido essenciais para estruturar uma política consistente de modernização e automatização de processos.
“De forma geral, essa cooperação possibilita a entrega de serviços mais eficientes, transparentes e integrados à população. Reduz a burocracia, racionaliza recursos e promove a transformação digital”.
Leia mais sobre ProBPMS neste link, e saiba como acessar a Ciptea aqui.