Ouvidoria-Geral do Estado participa da Semana Nacional do Trânsito com ações em Belo Horizonte e Região Metropolitana

Em parceria com a CET/MG, serão realizadas Ouvidorias Móveis com a divulgação dos canais de atendimento para recebimento de manifestações relativas ao trânsito em Minas Gerais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Começa em todo o país, nesta quinta-feira (18/9), a Semana Nacional do Trânsito. Em Minas Gerais, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) estará presente em uma série de atividades realizadas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG).

A programação inclui blitzes educativas, panfletagens, orientações a motoristas, passageiros e pedestres, além de ações em locais estratégicos como a Rodoviária de Belo Horizonte e a Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). O objetivo é reforçar a importância da segurança viária e aproximar o cidadão dos canais de participação e controle social.

A atuação da OGE/MG será voltada para esclarecer dúvidas da população sobre manifestações relacionadas ao trânsito e à mobilidade urbana, divulgar os canais de atendimento e registrar, presencialmente, reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios relacionados a serviços públicos sobre o tema, que sejam de competência estadual.

Diversas ouvidorias temáticas da instituição estarão envolvidas, incluindo as de Fazenda, Licitações e Patrimônio Público, a de Polícia e a de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

Segundo a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, a participação na Semana Nacional do Trânsito reforça o papel estratégico do órgão. “Além de ouvir a população, sistematizamos os dados recebidos e apresentamos recomendações gerenciais, trimestralmente, aos órgãos gestores da temática para o aprimoramento constante das políticas públicas”, destacou.
 

Cronograma da Semana Nacional do Trânsito da OGE-MG

 

Sobre a OGE-MG

A OGE/MG é um órgão autônomo, que auxilia na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, além de atuar como instância de participação e controle social. É vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, característica que a distingue, até os dias atuais, dos outros Estados-membros e da União, onde as ouvidorias pertencem à estrutura organizacional de órgãos do Poder Executivo, em caráter de subordinação.

Recebe e registra as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores públicos estaduais. Como ferramenta de gestão, gera informações de inteligência a partir dos dados das manifestações recebidas e ajuda os órgãos estaduais a aprimorarem as políticas públicas, beneficiando todos os mineiros.



Últimas