Minas recebe novos contratados para atuar nas ações de recuperação socioambiental da Bacia do Paraopeba

Encontro apresenta a estrutura do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) aos 55 profissionais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está recepcionando 55 novos profissionais contratados para ações de recuperação socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba, durante a terça (13/8) e a quarta-feira (14/8), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

Eles irão compor a equipe técnica contratada para o desenvolvimento e a implementação dos projetos e ações de recuperação socioambiental da Bacia do Rio Paraopeba, conforme previsto no Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal, Defensoria Pública de Minas Gerais – com a Vale.

O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

O objetivo do encontro é apresentar a estrutura do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) aos contratados. Na cerimônia de abertura, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, deu as boas-vindas aos profissionais e falou sobre a importância dessa força de trabalho.

"A recuperação do Paraopeba, em função do desastre de Brumadinho, é um tema muito caro ao Governo de Minas. Temos diversas ações em curso, desafios à frente e esse apoio adicional que agrega à nossa equipe de servidores é absolutamente fundamental para que possamos entregar à sociedade o que ela espera", ressaltou.

Impactos

O secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, destacou a prioridade do tema e dos ganhos a partir do reforço da equipe técnica.

"Produzir a recuperação ambiental, somado ao trabalho que estamos começando também no âmbito do saneamento, é aquilo que pode mudar a realidade das pessoas que efetivamente foram atingidas e o ganho ambiental acaba sendo para toda a coletividade", pontuou.

Durante o evento, o membro do Comitê Pró-Brumadinho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Andrei Gomes Santana, fez uma apresentação sobre os termos do acordo judicial e comemorou o êxito das contratações.

"O poder público é quem estabelece os parâmetros dessa reparação. Para essa demanda extraordinária, para além de todas as competências que o Sisema já tem, nada mais justo que esse reforço das equipes", avaliou.

Os cargos

Os cargos correspondem às carreiras de gestor e analista ambiental e os contratados irão trabalhar na Semad, na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), no Instituto Estadual de Florestas (IEF) e no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgãos que compõem o Sisema.

O contrato terá prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, caso ainda persista a situação de emergência que autorizou a contratação, desde que o prazo total, correspondente ao prazo do contrato original somado ao prazo da prorrogação, não exceda 24 meses.