MGS avança na modernização com estratégia de automatização
Projeto-piloto foi realizado no controle de candidatos que participam de processos seletivos da empresa
Em alinhamento com o Automatiza MG, iniciativa do Governo de Minas implementada em 2024, a Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS) lança o projeto Automatiza MGS, com o objetivo de desburocratizar processos internos, aumentar a agilidade operacional e garantir mais segurança no gerenciamento de dados institucionais.
A presidente da MGS, Camila Neves, ressalta a importância da modernização para uma empresa do porte da MGS. “Temos hoje mais de 33 mil colaboradores atuando em Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília. Na sede, em Belo Horizonte, concentram-se as equipes responsáveis por todo o fluxo operacional, desde a chegada do cliente até a execução final dos serviços. A implementação de processos automatizados e o uso de robôs irão otimizar a rotina dos colaboradores, reduzir erros e aumentar a eficiência operacional”, afirma.
O primeiro projeto-piloto do Automatiza MGS foi implementado na gestão de candidatos em processos seletivos. Segundo Wanderson Rosa, da Coordenadoria Administrativa e Controle Educacional, a escolha dessa área se deu devido ao alto volume de tarefas repetitivas e à necessidade de atualizações manuais constantes.
|
||||
"Com o Automatiza MGS, esperamos reduzir erros humanos e otimizar o tempo de execução. O trabalho foi realizado 13 vezes mais rápido, diminuindo a necessidade de horas extras e permitindo um melhor aproveitamento da equipe em outras demandas", conta Wanderson Rosa, da Coordenadoria Administrativa e Controle Educacional. |
||||
|
Construção do Automatiza MGS
Com a perspectiva de crescimento, a MGS selecionou representantes de todas as diretorias e áreas estratégicas da empresa para identificar oportunidades de melhoria. Os profissionais passaram por um treinamento especializado em Power Automate, capacitando-os para desenvolver novas soluções automatizadas que otimizem processos internos.
De acordo com a superintendente Central de Inovação e Desburocratização da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Ana Flávia Morais, ampliar o projeto para outros órgãos do Poder Executivo estadual representa uma estratégia essencial para a implementação efetiva de ferramentas de automatização e inteligência artificial no setor público.
“A replicação das soluções implementadas no Automatiza MG permitirá redesenhar e automatizar processos burocráticos, otimizando a alocação de recursos e promovendo maior agilidade e eficiência nos serviços prestados pela MGS”, destaca.
Sobre a MGS
A Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS) é uma empresa pública estadual com 71 anos de experiência na prestação de serviços especializados para órgãos públicos. Atua em diversas frentes, como conservação, portaria, apoio administrativo, logística e alimentação, sempre com foco em eficiência, transparência e qualidade.