Investimentos do Governo de Minas ampliam acesso da população do Norte do estado a tratamentos de Saúde

Objetivo é levar serviços de qualidade mesmo para municípios pequenos e garantir assistência cada vez mais perto da população

Foi-se o tempo em que morar em cidade do interior era sinônimo de sofrimento e demora ao procurar atendimento médico. A atual gestão do Governo de Minas tem como um dos principais objetivos democratizar o acesso ao atendimento e levar a saúde para cada vez mais perto da população. Investir em novos serviços no interior, ou incrementar os já existentes é uma das estratégias para alcançar essa meta.

Nesta sexta-feira (28/6), o governador Romeu Zema esteve no Norte de Minas, onde pôde acompanhar de perto importantes entregas na área da Saúde nos municípios de Berizal e Brasília de Minas.

Durante agenda nos municípios, ele participou da inauguração da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Santos, em Berizal, e do Centro Oncológico do Hospital Municipal Senhora Santana, em Brasília de Minas, que também conta com tomógrafo adquirido com recursos do Governo de Minas.

De acordo com o governador, a gestão estadual tem realizado série de investimentos na Saúde para descentralizar o atendimento e, assim, contemplar todas as cidades mineiras com serviços que antes eram realizados nos grandes centros.

“Nós estamos trabalhando para levar o atendimento de saúde mais próximo da casa do mineiro e, isso tem ocorrido em todo o estado”, registra.

"Nós queremos que as pessoas cada vez andem menos para ter tratamento de saúde. E independentemente de ser um tratamento mais complexo, como contra o câncer, uma cirurgia, ou exames periódicos que precisam ser feitos", afirmou Romeu Zema.

Descentralização da saúde

O aumento os investimentos no interior do estado vem possibilitando que unidades de Saúde de diversos municípios mineiros estejam cada vez melhor equipadas para oferecer tratamentos especializados.

Exemplo vem do Hospital Municipal Senhora Santana, em Brasília de Minas, que passa a contar com um Centro Oncológico para tratamento de câncer para os moradores do município e região.

Ana Elizabeth Francisca Rocha; Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Com o novo centro, o serviço que antes era oferecido apenas em Montes Claros passa a ser disponibilizado no município, beneficiando pacientes como a dona Ana Elizabeth Francisca Rocha, de 68 anos, que está passando por um tratamento de câncer de mama.

Para ela, ter o tratamento oncológico na sua cidade é um alívio, uma vez que antes ela tinha que percorrer 1h30 de viagem para realizar as sessões de quimioterapia.

“Eu nem tenho palavras para descrever a importância. É uma coisa que vai ajudar não só a mim, que já estou nessa luta há muito tempo, mas todos os pacientes da região. Porque antes a gente fazia quimioterapia em Montes Claros e muitas vezes a gente já saía fraco e ainda tinha que viajar 100 quilômetros para chegar em casa” conta.

O hospital municipal de Brasília de Minas conta com investimentos para infraestrutura do Governo de Minas, por meio do Valora Minas, na ordem de R$ 17 milhões.

O recurso garantiu o tomógrafo da unidade, entre outros equipamentos que possibilitam a realização de exames de diagnóstico mais complexos.

Nova estrutura

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, detalhou o que foi feito pela administração estadual para a Saúde de Brasília de Minas e os benefícios para a população.

“O município apresenta estrutura hospitalar que vem melhorando com os investimentos, pelo Valora Minas e Opera +. Aqui, nós temos um novo tomógrafo e vamos ter um novo mamógrafo em breve para fazer o diagnóstico".

O médico e secretário destaca que o Governo de Minas tem trabalhado para zerar uma fila histórica na cidade.

"Hoje, as mulheres têm que ir até Montes Claros para fazer mamografia, ou seja, muitas deixam de fazer pela dificuldade de deslocamento. Com o novo mamógrafo, vão passar a fazer o exame aqui, perto da casa delas. Estamos a caminho de poder zerar essa fila histórica. Então, são vários investimentos que se somam e fazem todo o sentido para a população”, destaca.

Reforma de UBS

Com pouco mais de 4 mil habitantes, a cidade de Berizal  também recebeu o governador para a inauguração de obra de reforma de Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Santos, que teve investimentos de R$ 100 mil do Governo de Minas.

A UBS Manoel Santos é Tipo I, com capacidade de atendimento de 2 mil a 3,5 mil pacientes. Essa é uma das três UBS que atendem à população do município.

Mutirão da Saúde

Ainda em Berizal, o governador vistoriou o quarto Mutirão de Saúde de da cidade, realizado anualmente e que oferece atendimentos em diversas especialidades como odontologia, mamografia, exames laboratoriais, ortopedia, neurologia, cardiologia e psiquiatria.

O mutirão atende mais de 3 mil pessoas das zonas urbana e rural do município.