Ex-estudante da rede estadual de ensino conquista três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Gabrielzinho é um exemplo de como o esforço pessoal, aliado ao apoio educacional, pode transformar talentos em campeões

A trajetória de Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, medalhista de ouro em três provas na natação e porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, é um exemplo de como o apoio educacional pode impulsionar jovens talentos esportivos. A sua história não apenas destaca a importância do esporte na formação de um atleta, mas também ressalta o papel fundamental dos professores na construção de sonhos e no desenvolvimento de habilidades.

Wander Roberto / CPB

Durante o período em que foi aluno do professor Aguilar da Rocha, na Escola Estadual Antônio Vieira Machado, em Corinto, Gabrielzinho demonstrou um talento e uma dedicação excepcionais. Aguilar, que atualmente leciona na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Três Marias, recorda o período em que acompanhou de perto o crescimento de Gabriel. “O Gabriel é muito adaptativo a qualquer situação de desconforto, vence qualquer obstáculo imposto,” destaca o professor, evidenciando a resiliência do jovem atleta.

A escola desempenhou um importante papel na jornada de Gabrielzinho. O ambiente escolar, que prioriza a inclusão e o incentivo ao esporte, foi essencial para o desenvolvimento dele. “O esporte no ambiente escolar é muito inclusivo, e a escola juntamente com a família é um ponto forte nessa conexão,” explica Aguilar.

Atuação nos Jogos Escolares de Minas Gerais

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) foram um marco importante na trajetória esportiva de Gabrielzinho, oferecendo oportunidades e desafios que foram fundamentais para seu desenvolvimento. Inicialmente, o então estudante-atleta treinava em uma piscina de 16 metros, já que na cidade de Corinto não havia piscina com a metragem oficial.

Quando Gabriel foi inscrito para competir no Jemg de Uberaba em 2015, ele precisou se ajustar a uma piscina de 25 metros com blocos de saída. Com a ajuda do professor Aguilar, eles foram adaptando a altura para que ele pudesse se acostumar e iniciar a competição saindo do bloco. Essa adaptação e o esforço contínuo para superar obstáculos foram fundamentais para suas conquistas, já que ele ficou em primeiro lugar nas três provas que disputou em Uberaba.

”Ele tinha a opção de sair de baixo, mas ele queria sair do bloco. Para que ele se adaptasse, eu deitei no chão e ele subiu em cima de mim, e eu fui aumentando a altura do meu corpo até chegar na altura do bloco. Primeiro, ele subiu em cima de mim e pulou na piscina, até que ele conseguiu pular diretamente do bloco”, afirma o professor.

Para as provas seguintes, passaram a levar Gabrielzinho para treinar numa cidade próxima, em Curvelo, numa piscina semiolímpica que oferecia as condições necessárias para seu aprimoramento.

A importância da Educação Física e do apoio escolar

A importância da Educação Física e do esporte na formação de jovens é indiscutível. As aulas são essenciais para o desenvolvimento físico e social deles, já que o apoio ao desenvolvimento de talentos esportivos vai além da sala de aula.

“Precisamos acreditar nos sonhos de nossos alunos e proporcionar as oportunidades para que eles se realizem. A parceria entre escola e família é importante para criar um ambiente propício ao crescimento e realização de seus sonhos,” finaliza Aguilar.

A trajetória de Gabrielzinho é fonte de inspiração para jovens mineiros. Sua história comprova que, com dedicação e apoio, é possível superar obstáculos e alcançar grandes conquistas. Sua jornada demonstra o impacto transformador que um professor comprometido e uma escola inclusiva podem ter na formação de um atleta.