Escolas do Projeto Somar melhoram desempenho no Ideb 2023 e superam a média estadual

Resultado destaca o impacto positivo do modelo de gestão compartilhada implementado em escolas da rede estadual

As três primeiras escolas estaduais a integrarem o Projeto Somar, iniciado pelo Governo de Minas em 2022, estão colhendo os frutos de sua participação com um aumento significativo nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023.

Escolhidas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) por enfrentarem desafios específicos, essas instituições alcançaram notas que superaram a média estadual de 4,0 pontos no ensino médio.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, as notas do Ideb foram um dos critérios para a seleção das escolas do Projeto Somar. “Selecionamos escolas com Ideb baixo ou sem registro, levando em consideração a complexidade enfrentada. Nosso foco foi apoiar as escolas que mais precisavam e os resultados demonstram que essa abordagem foi eficaz”, afirma Igor de Alvarenga.

O reconhecimento dos resultados foi realizado nesta terça-feira (20/8), em Belo Horizonte, durante um evento que apresentou os resultados do Ideb das escolas estaduais para Superintendentes Regionais de Ensino e Diretores Educacionais.

Além das escolas do Projeto Somar, também foram reconhecidas as escolas com melhor desempenho no Ideb por etapa e as que obtiveram maior proficiência no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Confira:

• E.E. Justiniano Fonseca, em Leopoldina: melhor Ideb nos anos iniciais (8,5) e melhor proficiência no Saeb nos anos iniciais (8,52);
  • E.E. José Franco, em Caldas: melhor Ideb nos anos finais (7,0) e melhor proficiência no Saeb dos anos finais (7,0);
  • E.E. Coronel Florentino Miranda Costa, em Caratinga: melhor Ideb no ensino médio (5,7);
  • E.E. Doutor José Augusto, em Entre Folhas: melhor proficiência no Saeb no ensino médio (5,94).

O Ideb combina o desempenho dos estudantes nas avaliações e o rendimento escolar, incorporando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, conforme as avaliações do Saeb. Em 2023, Minas Gerais apresentou melhorias na aprendizagem e desempenho histórico nas taxas de rendimento no Ideb 2023.

Avanço nas escolas do Somar

Entre as escolas participantes do Somar, a Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, destacou-se com a maior nota no Ideb do ensino médio, com 4,5 pontos. A escola havia obtido 3,4 pontos em 2017 e, desde a implementação do projeto, cresceu significativamente, aumentando o número de matrículas consideravelmente e a procura da comunidade escolar.

“Hoje colhemos os frutos desses resultados. O principal elemento para essa conquista é o acompanhamento pedagógico. O coração da escola é o pedagógico, e o objetivo principal do Projeto Somar é compartilhar essa questão”, comemora a diretora Maria de Jesus Xavier.

A E.E. Maria Andrade Resende, também em Belo Horizonte, obteve uma nota de 4,4 pontos, superando a média estadual em 4,0 pontos.

A diretora Poliane Almeida atribui o sucesso ao Programa de Nivelamento da Ceteb (Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) parceira do Projeto Somar, que trabalhou intensamente para nivelar os estudantes durante o recesso escolar.

“É uma proposta da OSC parceira para nivelar os estudantes que não conseguiram consolidar habilidades e competências durante os dois ciclos. Durante o período do recesso escolar, ficamos na escola, aplicando as atividades, tendo aula e buscando que o estudante se nivele com o restante da turma”, lembra a diretora.

Em Sabará, a E.E. Coronel Adelino Castelo Branco registrou uma nota de 4,2 pontos, a melhor desde 2017. A diretora Ana Carla Chicarini ressaltou a importância do engajamento familiar para o sucesso escolar e agradeceu ao Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb) pelo suporte.

“Estou emocionada ao ver esse reconhecimento e pensar em todo o trabalho que tivemos durante o último ano. Foi uma experiência intensa, profunda e enriquecedora participar do Projeto Somar”, destaca a diretora.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica enfatiza a importância do acompanhamento que a SEE/MG vem fazendo no Projeto Somar, considerando também a atuação dos professores e diretores escolares no desenvolvimento pedagógico das instituições.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados dessas escolas, que estão acima da média da rede estadual. Nós conseguimos identificar que tanto a taxa de rendimento quanto a taxa de desempenho foram muito significativas para que as três escolas chegassem nesse resultado”, afirma Kellen.

Expansão do Projeto Somar e credenciamento

O Projeto Somar, iniciado em 2022, demonstrou a eficácia da gestão compartilhada com OSCs. Com base nos resultados positivos, a SEE/MG inicia uma nova etapa de expansão do projeto, visando ampliar o impacto nas escolas da rede estadual.

As escolas continuam sendo 100% públicas, gratuitas, pertencentes à rede estadual de ensino e com encaminhamento das matrículas via Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

As OSCs interessadas em atuar na gestão compartilhada de unidades escolares da rede estadual podem se credenciar até o dia 4/9. O edital de credenciamento foi publicado em 31/7, no Diário Oficial do Estado e está disponível neste link

As instituições interessadas devem apresentar o requerimento de credenciamento e a documentação necessária exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O manual do usuário e orientações sobre o processo estão disponíveis aqui.

Os resultados dos pedidos serão publicados no Diário Oficial do Estado, e a lista de organizações credenciadas será mantida no site da SEE/MG. Pedidos de esclarecimento sobre o processo de credenciamento podem ser enviados para o e-mail diem.credenciamento@educacao.mg.gov.br.