Emater-MG atua na doação de alimentos a instituições de Resende Costa, no Campo das Vertentes
Projeto Horta Socioeducativa busca atender famílias em estado de vulnerabilidade social
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) tem contribuído para garantir alimentação adequada a famílias em situação de vulnerabilidade social em Resende Costa, no Campo das Vertentes. A instituição atua no projeto Horta Socioeducativa, no Presídio de Resende Costa, que tem como objetivo promover o acesso à alimentação de qualidade, priorizando práticas agroecológicas.
Por meio dessa iniciativa, instituições filantrópicas e associações comunitárias são beneficiadas com doações de alimentos. A parceria, iniciada em 2023, conta com a assistência técnica contínua da Emater desde a formação dos canteiros e preparo do solo até a colheita e entrega dos alimentos.
De acordo com a extensionista do escritório local de Resende Costa, Marina Moreira Rocha, até agosto de 2024 foram entregues 12,5 toneladas de alimentos colhidos nas hortas para o Asilo São Camilo de Lélis, o Hospital Nossa Senhora do Rosário, a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e associações comunitárias que são beneficiadas com as doações do projeto.
“Tem um impacto muito bom. São mais ou menos cem pessoas no bairro, todas vêm buscar os alimentos. São verduras fresquinhas”, ressalta a vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro do Tejuco, Andreia Cristina de Miranda.
Já a presidente da Apae de Resende Costa, Marieta Barbosa, destacou a redução dos gastos com alimentação. “Os recursos que eram disponibilizados para essa área ficaram disponíveis para outras despesas da instituição”, afirma.
A direção do presídio realiza a compra dos insumos necessários para as hortas e pecuaristas disponibilizam esterco para o preparo do solo. Por meio de capacitações conduzidas pela Emater-MG, tem sido possível qualificar os detentos, o que estimula a ressocialização.