Copasa anuncia investimento de mais de R$ 100 milhões para sistema de esgotamento sanitário em Ubá

Com 90% da obra já concluída, entrega está prevista para novembro

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, Pablo Ferraço Andreão, esteve em Ubá, na quinta-feira (27/6), onde visitou as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e anunciou um novo investimento de mais de R$ 100 milhões para a etapa complementar das obras Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município. A previsão é de que até o final de novembro deste ano os ubaenses já comecem a contar com os benefícios do tratamento de esgoto.

“Mesmo diante dos desafios que encontramos ao longo da execução dos serviços, a Copasa seguiu investindo e atuando em outras frentes para garantir que as obras pudessem ser entregues à população, o que já está muito perto de ocorrer”, disse Pablo.

Entre os desafios estão as três grandes enchentes que atingiram a cidade em 2020 e que alteraram consideravelmente a margem do ribeirão Ubá, previamente delineada para a instalação dos interceptores.

Além disso, questões referentes à regularização fundiária de áreas pertencentes a terceiros também foi outro grande gargalo encontrado pela empresa e que contribuiu para a não conclusão do escopo original licitado.

Obras do SES Ubá

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ubá começaram em fevereiro de 2021, com um investimento inicial de R$116 milhões, financiados pelo banco alemão KFW. Até aqui, a Copasa já instalou mais de 11 quilômetros de redes coletoras, 16 quilômetros de interceptores, 950 metros de emissário e mais de 90% de toda a estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto.

Importante salientar que, com o início da operação da ETE ainda este ano, a Copasa estará antecipando em aproximadamente sete anos a universalização dos serviços em Ubá, considerando o prazo de 2033 estabelecido no Novo Marco do Saneamento.

Obras complementares

O novo investimento prevê a implantação de mais de 11 quilômetros de redes coletoras, 3 mil ligações prediais, 22 quilômetros de interceptores, 2 quilômetros de estruturas de contenção, 14 estações elevatórias e a complementação da ETE com três decantadores e uma elevatória de lodo.

Encontro com o poder concedente

A agenda do diretor da Copasa em Ubá contou ainda com reunião com a administração municipal para discutir o andamento das obras e outros projetos de saneamento e abastecimento de água, previstos e em andamento no município.