Com apoio do Governo de Minas, fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre vai gerar 1,2 mil empregos e reduzir dependência de importações

Grupo Eurochem inaugura unidade estratégica para o agronegócio de Minas e do Brasil; megaprojeto, retomado nesta gestão, estima produção capaz de atender a 15% da demanda nacional

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta quarta-feira (13/3), da inauguração do Complexo Mineroindustrial da empresa EuroChem, na cidade de Serra do Salitre, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A expansão da planta fabril conta com investimento de quase R$ 5 bilhões, com apoio e atração de investimentos do Governo de Minas, por meio da Invest Minas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O megaprojeto do grupo multinacional Eurochem servirá para fabricação de fertilizantes fosfatados no estado, fortalecendo o agronegócio mineiro.

Em atividade, a planta industrial vai gerar 1,2 mil empregos, além de contribuir para reduzir a dependência do Brasil das importações do insumo. A projeção, segundo a Invest Minas, é que a unidade da Eurochem seja capaz de produzir 500 mil toneladas de fertilizantes acabados já neste ano de 2024. Quando estiver com capacidade plena, a expectativa da empresa é alcançar a marca de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, o que deve ocorrer no ano que vem.

O governador Romeu Zema destacou que o investimento da empresa fortalece o agronegócio, um dos principais setores econômicos do estado.

“Em Minas, nós só temos boas notícias do agro, e estamos batendo recordes constantes. E quem é produtor sabe do esforço do Estado para fortalecer o setor. A atração de investimentos de empresas como a EuroChem mostram que, hoje, Minas está no caminho certo para o desenvolvimento. A economia está crescendo, estamos gerando empregos e vamos bater a marca de um milhão de carteiras assinadas durante a minha gestão. Isso mostra que onde tem gestão, tem realização. E é uma satisfação ver mais este grande passo que vai fortalecer nosso agro, uma das principais fontes de riqueza que temos em Minas Gerais”, afirmou o governador.

Gil Leonardi / Imprensa MG


O vice-governador Professor Mateus acrescentou que o investimento vai contribuir com a soberania na produção alimentícia do país.

“Agradeço aos homens e mulheres que trabalham em empresas como a EuroChem, ao Governo de Minas, e ao Governo Federal, pois isso vai possibilitar que Minas Gerais também seja, além de um grande produtor agrícola, uma solução para soberania e independência do país em termos de fertilizantes, que contribuem na produção de alimentos”, disse.

Estímulo à produção nacional

Em 2023, conforme levantamento divulgado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), a importação de fertilizantes pelo Brasil alcançou valor recorde: mais de 39,4 milhões de toneladas. Antes disso, o maior número havia sido registrado em 2021, com toneladas de insumos importados na casa dos 39,2 milhões.

Outro ponto, conforme ressaltado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, é que o país ainda importa mais de 80% dos adubos usados na produção local.

Os dados da Anda revelam um ponto de fragilidade do segmento agrícola brasileiro, o que contrasta com o protagonismo nacional no agronegócio, como uma das principais potências mundiais do setor.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Com a fábrica em Serra do Salitre, será possível não apenas atender a 15% da demanda nacional, mas também reduzir os custos para quem produz e trazer impactos sociais e econômicos significativos para a população. Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), vai colaborar para diminuir a mencionada dependência do país na importação desses insumos.

“Trata-se de um ativo extremamente estratégico, pois transforma a EuroChem em um player importante na produção de fertilizantes, no Brasil e na América do Sul. Estamos alinhados com o Plano Nacional de Fertilizantes, contribuiremos com o fortalecimento da competitividade do setor e, consequentemente, com a soberania alimentar do país”, disse o diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach.


A cerimônia desta quarta-feira contou também com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, e de outros ministros, secretários de Estado, parlamentares e autoridades.

Na oportunidade, o presidente afirmou que o investimento marca o crescimento nacional.

“A vinda da EuroChem para o Brasil e este investimento na Serra do Salitre não são apenas a demonstração de que a empresa acredita no que está acontecendo no país, mas também uma prova de que o Brasil está se transformando rapidamente no celeiro do mundo, não apenas do ponto de vista da produção de carne de soja e de cana, mas, também, em uma referência na produção energética”, destacou.

Geração de empregos

A empresa também será responsável pela geração de empregos diretos e indiretos na região, fortalecendo a geração de renda e melhorando a qualidade de vida da população, como o caso do supervisor de manutenção elétrica da EuroChem, Geraldo Lázaro, que

O supervisor de manutenção elétrica Geraldo Lázaro (Gil Leonardi / Imprensa MG)

trabalha na EuroChem há cinco anos.

Ele conta que saiu da cidade de Lagamar para trabalhar na planta da Serra do Salitre. Para ele, além do desenvolvimento pessoal e profissional, a cidade também tem crescido com a empresa.

“Eu vim transferido para cá e, depois que comecei a trabalhar na EuroChem, a minha vida mudou bastante. Aqui eu cresci e tive muitas oportunidades. Comecei na empresa como eletricista e, há quase um ano, sou supervisor de manutenção elétrica. Conquistei coisas pessoais, como minha casa, e trouxe minha família para cá. E, hoje, meu filho também trabalha aqui. Tudo isso fez com que melhorasse a qualidade de vida de toda minha família. E a gente vê que o município evoluiu junto com a empresa e, agora, com a ampliação da operação, acredito que a gente vai ter um desenvolvimento muito maior na região”, afirmou.

Outra melhoria para a região é a geração de empregos para mulheres. Atualmente, 30% do quadro de funcionários da empresa é composto por este grupo e a expectativa é de aumentar este número com a expansão, mudando a vida de pessoas como a nutricionista Isabela Borges, que conquistou sua independência financeira.

A nutricionista Isabela Borges (Gil Leonardi / Imprensa MG)


“Como desenvolvimento pessoal e interpessoal, a EuroChem foi uma virada de chave na minha vida, pois hoje eu tenho uma independência financeira muito grande e um crescimento profissional desenvolvido. Como mulher, é um orgulho fazer parte de uma empresa que abrange o sexo feminino para fazer parte do grupo de colaboradores. Isso vem auxiliando na nossa independência financeira e ajudando na conquista do crescimento profissional e interpessoal”, contou.

Histórico

O Governo de Minas acompanha o projeto desde a sua concepção, passando por questões tributárias, licenciamentos ambientais, reuniões e vistorias à fábrica. A construção foi iniciada pelo grupo norueguês Yara e, em 2021, a planta foi adquirida pela Eurochem. A empresa, que retomou a obra com apoio do Estado, é uma das líderes globais no mercado de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, com atuação em cem países e mais de 30 mil empregados.

“Sempre ouvimos do setor reclamações sobre os impactos da dependência dos fertilizantes importados. Agora, com a fábrica, os produtores mineiros ficam mais protegidos de fatores externos que impactam nos preços desses insumos, dando maior segurança nas operações, e consequentemente, reduzindo os custos dos alimentos na mesa do consumidor”, analisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Com a nova fábrica, o grupo multinacional pretende se reforçar e se reposicionar internacionalmente. Não por acaso, o Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre se apresenta como a maior unidade do grupo fora da Europa.

“Trabalhamos por cerca de dez anos para a viabilização do projeto. Hoje, vemos que todo o esforço valeu a pena, já que a entrada em operação da planta ajudará o agronegócio de Minas e do Brasil a se tornarem mais competitivos no mercado global”, disse o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga.

Fertilizantes em Minas

Segundo dados repassados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Minas Gerais ocupa o primeiro lugar nacional na produção de fertilizantes, com 8,4 milhões de toneladas (Mt), o que representa 62,5% do total nacional.

O parque produtor de fertilizantes em MG inclui: empresas mineradoras/ produtoras de matérias-primas que fornecem produtos intermediários; empresas misturadoras/vendedoras de fertilizantes; e produtoras que atuam como misturadoras e no campo da química. Em grande parte, os complexos industriais estão concentrados, principalmente, nas regiões de Patos de Minas e Uberaba.



Últimas