Sistema Prisional abre inscrições para Festival da Canção 2019

Estão abertas as inscrições para o Festival da Canção Prisional 2019 (Festipri). Podem concorrer os presos das unidades prisionais, do Complexo Penitenciário de Parceria Público Privada e das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais. A 5ª edição do festival ocorre de forma regionalizada: Sul, Triângulo, Norte, Vale do Rio Doce, Região Metropolitana e Zona da Mata. As inscrições até o dia 3/5.

Crédito: Divulgação/Sesp

O evento é promovido pelo Sistema Prisional, por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização. Seus principais objetivos são valorizar e contribuir para a reinserção social dos presos, por meio da descoberta de suas habilidades artísticas e musicais; trabalhar a autoestima, o senso de responsabilidade e a criatividade; sensibilizar os gestores públicos para promover e apoiar ações de cidadania; além de melhorar a convivência no ambiente prisional.

Segundo o diretor de Ensino e Profissionalização da Secretaria de Administração Prisional, Lucas Eduardo Pereira Silva, a arte tem o poder de transformação do ser humano e o evento é transdisciplinar. “Ofertamos e incentivamos atividades culturais e educacionais por acreditarmos no potencial dessas pessoas. As atividades educacionais complementares também fazem parte das obrigações da área de Humanização do Atendimento”, explica.

O público alvo são os presos dos regimes fechado e semiaberto e cada candidato ou grupo musical pode concorrer somente com uma música, de qualquer gênero musical, desde que as composições sejam inéditas e originais. Não são aceitas músicas que incitem ou promovam discursos de ódio, apologia ao crime, incitação ao uso de drogas e/ou discriminação de qualquer espécie.

As comissões julgadoras de cada unidade prisional participante e das finais regionais escolhem os vencedores baseadas nos seguintes critérios: letra, música, originalidade e interpretação. O júri é composto de sete pessoas, e sempre são convidados músicos e artistas da região e autoridades do poder público.

O festival, que ocorre desde 2006, foi expandido para todas as regiões do estado em 2017.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação - Administração Prisional