Sistema de Defesa Agropecuária aprimora fiscalização remota

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O Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro) implantou, desde março deste ano, a fiscalização remota, iniciativa que busca otimizar, neste momento de pandemia, o atendimento às atividades essenciais de natureza operacional, relacionadas à defesa sanitária animal e vegetal e à inspeção de estabelecimentos.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o gestor do sistema que passa agora a disponibilizar ferramentas permitindo aos servidores a geração de termos de fiscalização de forma remota, beneficiando a defesa agropecuária em todo o estado.

Como funciona

Os responsáveis técnicos de estabelecimentos e os profissionais habilitados podem encaminhar os documentos e terem as solicitações atendidas por meio eletrônico. O procedimento disponibilizado proporcionou mais agilidade e praticidade, já que tornou mais fácil a conferência e acompanhamento, e também contribuiu para eficiência, economia e transparência aos serviços prestados. O endereço é o www.sidagro.ima.mg.gov.br/sidagro/login.seam.

Neste período de isolamento social para evitar a propagação da covid-19, o avanço da tecnologia da informação se mostra imprescindível para adaptação e elaboração de novos procedimentos, revendo processos e estabelecendo novas práticas de checagem dos parâmetros. Desse modo, o IMA mantém a verificação do cumprimento das leis e normas que se aplicam ao setor produtivo e de defesa agropecuária, seja para o produtor rural, o agroindustrial, o transportador ou qualquer outra pessoa física ou jurídica referenciada na legislação de defesa agropecuária.

Resultados

A fiscal agropecuária do Núcleo de Inovação e Modernização (NIM) do IMA, Luciana de Castro, informa que 17 procedimentos operacionais padrão, assim como sete modelos de listas de verificação relacionados à fiscalização remota, foram elaborados nos últimos dois meses. Estes números, explica a servidora, irão aumentar à medida que a equipe de campo se familiarizar com a nova rotina de fiscalização. O objetivo é agregar valor de forma ágil para simplificar as ações fiscais, garantindo a correta execução e o atendimento a todos os requisitos técnicos.

“A pandemia impulsionou a busca por inovação e modernização, garantindo o cumprimento das metas do órgão. Com relação à fiscalização remota, entendo que ela veio para ficar, de forma complementar à presencial, respaldando a plena realização das ações de campo”, observa Luciana.

Qualidade, inovação e normas

Os procedimentos operacionais criados para a fiscalização remota possuem padrão único para todas as gerências técnicas do IMA e seguem critérios de um Sistema de Gestão da Qualidade. “A experiência prévia nas áreas laboratorial e de certificação foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho, que teve como base a Norma ISO 9001. Iniciar em teletrabalho essa implantação, ainda em curso, foi um desafio a mais que conseguimos superar”, argumenta Luciana.

Solicitação de serviços

O atendimento presencial nos escritórios do IMA em todo o estado está temporariamente suspenso, desde março deste ano. Diversos serviços on-line estão disponíveis em www.ima.mg.gov.br. Outra forma de solicitar serviços é por e-mail. O endereço de cada unidade consta em www.ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades.