“Quatro Cantos Coral” volta ao BDMG Cultural

  • ícone de compartilhamento

O programa “Quatro Cantos Coral”, realizado pelo BDMG Cultural e Coral BDMG, vai realizar entre abril e setembro, encontros de grupos corais mineiros, na Basílica de Lourdes e no auditório Paulo Camillo, do próprio banco.

A abertura da temporada será no dia 3/4, às 19h30, no auditório, com a participação dos corais Imprensa – ABT, São Tiago, Vozes das Gerais INSS e do anfitrião, Coral BDMG. O acesso é gratuito.

Desde 1993, a série de apresentações reúne coros do estado para divulgar o canto polifônico e promover o trabalho dos grupos, desmistificando a ideia de que o canto coral não é popular. No repertório estão canções folclóricas, tradicionais e clássicos da MPB conhecidos pelo público.

Inscrições

Coros infantis, infanto-juvenis, adultos ou da maturidade, de formações independentes ou vinculadas a empresas privadas ou instituições públicas, que estejam interessados em participar do “Quatro Cantos Coral”, podem se inscrever até dia 15/4. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.bdmgcultural.mg.gov.br.

Coral Imprensa ABT

O coro foi criado em 1999, dentro da Imprensa Oficial de Minas Gerais, com objetivo de valorizar a vocação musical, oferecer oportunidade de estudo e de uma visão ampla da música. Regido pela maestrina Vivian Assis, o grupo atualmente possui 29 vozes, em sua maioria da terceira idade. O repertório é eclético, composto por música populares e eruditas.

Coral São Tiago

O coral São Tiago começou as atividades em 2006, com adolescentes que atuavam no coral infantil Pequenos Girassóis, da Paróquia São Tiago Maior, de Belo Horizonte. Depois, incorporou adolescentes e adultos remanescentes do Coral Fonte de Luz. Hoje, conta com cerca de 30 integrantes e possui repertório diversificado, com regência da maestrina Letícia Pereira.

Coral Vozes das Gerais INSS

Fundado em 1998, o coral Vozes das Gerais INSS tem 42 integrantes, entre servidores do INSS, Receita Federal e familiares, com regência do maestro Robson Lopes. O grupo se apresenta em festivais, concertos, projetos culturais, ações sociais e eventos em geral, com o objetivo de difundir o canto coral junto ao público.

Coral BDMG

O coral BDMG, formado por funcionários do banco e convidados, completa 30 anos em 2019. No repertório estão peças que vão do erudito ao popular, com especial dedicação à música brasileira, do período colonial ao contemporâneo. O coral já participou de apresentações no país e no exterior, como Argentina, Itália, Alemanha e França. Em 2012, o Coral BDMG se apresentou no “X Cantate Barcelona Choral Festival”, na Espanha. O grupo também realiza o projeto “Coral BDMG na Estrada Real”, que leva a música colonial, percorrendo as cidades integrantes do Circuito Estrada Real, desde 2005. A regência do coro está à cargo do maestro e doutor Arnon Oliveira.

BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 30 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida.

Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados. Recentemente, inaugurou o seu novo espaço, Henfil Galeria, dedicado às artes gráficas e fotografia, aberto de segunda a sexta-feira. A instituição faz parte do Circuito Liberdade.

Serviço:

“Quatro Cantos Coral”

Data: 3/4 às 19h30

Local: Auditório do BDMG – Paulo Camillo – Rua Bernardo Guimarães, 1.600

O acesso é gratuito

Informações para o público: (31) 3219-8691