Projeto “Sabor e Afeto nas Villas e Fazendas” reúne histórias e experiências da cozinha afetiva mineira
O Circuito Villas e Fazendas de Minas lança, no sábado (19/3) o projeto "Sabor e Afeto nas Villas e Fazendas". O evento será realizado no Hotel Solar dos Montes, em Santana dos Montes, na região Central do estado, a partir das 18h, e vai contar com a com presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, prefeitos e gestores municipais.
Viabilizado por meio do edital Reviva Turismo, da Secult, o Sabor e Afeto vai revelar a culinária afetiva nas 12 cidades que integram o Circuito Villas e Fazendas de Minas: na região Central, Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Senhora de Oliveira e Queluzito. E, na Zona da Mata, Lamim, Piranga, Rio Espera e Senhora de Oliveira.
O objetivo é, além de trazer receitas de família, histórias e achados da cozinha mineira, incentivar o turismo local e a vivência de experiências na região. O material será disponibilizado nas redes sociais do projeto a partir de segunda-feira (21/3).
Circuito Villas e Fazendas
O Circuito Villas e Fazendas busca fomentar e incentivar o turismo sustentável, com ações coordenadas de valorização da economia local e vivência de experiências. Criado há 20 anos, ele abrange 12 municípios de Minas Gerais. Além do Sabor e Afeto, o circuito está à frente de projetos como o Rotas Villas e Fazendas, voltado para criação de roteiros integrados aos seus 12 municípios; Sala do Café Villas e Fazendas, um espaço de trocas sobre assuntos ligados ao Turismo Municipal; Festival Gastronômico Sabores das Villas, que busca promover e fortalecer a cozinha da região; Via Gastronômica 482, com restaurantes, cachaçaria, fazenda-escola de cachaça e fábrica de alambique entre Conselheiro Lafaiete e Itaverava; e Caminhos de São Tiago, que passa por 11 cidades entre Santa Rita de Ouro Preto e São Tiago.