Prodemge inaugura espaço coworking em BH

  • ícone de compartilhamento

Prodemge / Divulgação

A Prodemge inaugurou seu espaço coworking da unidade Bahia, em Belo Horizonte. A iniciativa faz parte da implantação do regime de teletrabalho na companhia, em vigor desde o dia 1º de julho.

O espaço foi pensado para ser um ambiente otimizado e colaborativo, baseado no compartilhamento de recursos de escritório, e que pode ser utilizado por qualquer funcionário da empresa. São 88 estações de trabalho, mas, por conta das regras de distanciamento social em vigor, neste momento somente 44 estão disponíveis para uso.

Atualmente, 67% dos empregados exercem suas atividades em casa e outros 21% estão atuando em regime híbrido, o que significa que pelo menos 2/3 do tempo de trabalho são exercidos fora das dependências da empresa. O restante trabalha de forma presencial, seja na Cidade Administrativa ou na unidade Bahia.

“É um marco do novo modelo de trabalho que está sendo implantando na Prodemge, e que representa também uma mudança de cultura em curso, com a introdução de práticas de mentalidade ágil e de características de startups dentro de uma empresa pública”, afirma o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis.

O secretário-geral Mateus Simões destaca o pioneirismo da Prodemge, como braço de tecnologia do governo, na estruturação da política de trabalho remoto. "Tenho certeza que este é um piloto que vai servir de exemplo para o que faremos no estado”, reforça. Segundo ele, o espaço inaugurado já sinaliza “para um cenário pós-pandemia, que incorpora novos aprendizados e formas de trabalho renovadas”.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, também acompanhou a inauguração e ressalta a importância da iniciativa. "Vai permitir à companhia evoluir seus processos e o modelo de trabalho, de forma a aprimorar seus serviços e trazer mais agilidade”, sinaliza. 

A solenidade ainda marcou a entrega do certificado de primeiro lugar, alcançado por Minas Gerais, no Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital de 2020. A certificação foi recebida pela secretária Luísa Barreto, acompanhada pelo subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços, Rodrigo Diniz. 

Por fim, os participantes fizeram uma visita guiada ao Data Center da Prodemge para conhecer a infraestrutura do ambiente. O evento, em 10/9, foi restrito, respeitando as regras de distanciamento social em vigor por causa da pandemia.