Nova metodologia promete melhorar a qualidade das obras públicas no Estado

  • ícone de compartilhamento

Uma videoconferência reuniu na tarde de quinta-feira (4/4), servidores da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER) para a troca de experiências com servidores da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) sobre a metodologia Building Information Modeling – BIM, ou Modelagem de Informação da Construção, em tradução para o Português. O encontro faz parte do processo de implantação do BIM pelo Estado de Minas Gerais.

A metodologia reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida. Numa comparação simples, os profissionais que utilizam esta metodologia conseguem acompanhar todo o processo de uma obra por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, o que contribui para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

Durante a conferência, foi apresentado um panorama da utilização do BIM no Paraná, um dos pioneiros no uso da metodologia. Também foram dadas orientações, à equipe da Setop e do DEER, em relação aos primeiros passos a serem dados e na definição do objetivo a ser alcançado.

BIM em Minas

O Termo de Abertura do Projeto de Implantação do Building Information Modeling – BIM foi assinado no dia 14 de março, pelo secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, e pelo diretor-geral do DEER, Fabrício Torres Sampaio. Este foi o primeiro passo para a sistematização das atividades técnicas, redução de custos e melhoria da qualidade dos empreendimentos públicos executados pelo Estado de Minas Gerais.

O conceito BIM representará um importante progresso para a engenharia e para a arquitetura em Minas Gerais, assim como a introdução de desenhos de plantas assistidos por computadores representou grande avanço para esses setores na década de 1990.