Municípios mineiros recebem equipamentos agrícolas
Máquinas e equipamentos para promover o desenvolvimento agropecuário em Minas Gerais foram entregues, nesta sexta-feira (13/8), a 27 municípios mineiros. Eles receberam 25 tratores agrícolas com grade e 15 motocultivadores com carretas.
As máquinas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar federal. O total dos recursos é de R$ 2,8 milhões, que foram destinados a um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
A Emater-MG, além da contrapartida em dinheiro no valor de R$ 60,8 mil, ficou responsável pela licitação da compra dos equipamentos, recebimento e cessão para os municípios.
“Sozinho, o agricultor familiar não iria conseguir ter à sua disposição esses equipamentos que são muito caros. Então a gente consegue, por meio deste convênio e parcerias com parlamentares, como esta com o deputado Zé Silva, levar este desenvolvimento para o homem do campo. Com isto, ele vai conseguir produzir mais, gerar mais renda, e vai gerar uma base de economia mais forte no município e demais setores”, destaca o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
O anúncio foi feito em solenidade em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O agricultor Caio Nunes, do município de José Gonçalves de Minas, no Vale do Jequitinhonha, participou do evento, representando a Associação Comunitária de Contendas. O município dele recebeu um trator agrícola com grade, que será fundamental para 45 famílias da associação que se dedicam ao cultivo de milho e feijão.
“Esse maquinário vai desenvolver a agricultura da comunidade e do município. A demanda é grande e, uma vez atendendo bem à comunidade, podemos atender mais e mais outros agricultores”, afirma Nunes.
Os municípios beneficiados são das regiões Central, Norte, Leste e vales do Jequitinhonha e Mucuri. São eles: Angelândia; Carbonita; Berizal; Buritis; Capela Nova; Joaíma; Formiga; Montezuma; Pedra Azul; Bonito de Minas; Coração De Jesus; Datas; Espinosa; Jaíba; Janaúba; José Gonçalves de Minas; Juvenília; Montalvânia; Muzambinho; Porteirinha; Rio Pardo de Minas; Alvorada de Minas; Ataléia; Belo Oriente; Gouveia; Berilo e Nanuque.