Implantada a Rede Integrada de Proteção ao Turismo na cidade de Ouro Preto

  • ícone de compartilhamento

A cidade histórica de Ouro Preto acaba de ganhar a Rede Integrada de Proteção ao Turismo, como parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27/9). A iniciativa é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que busca promover a segurança pública, a cultura e o turismo junto aos municípios mineiros. A primeira Rede, uma das ações do Reviva Turismo, foi inaugurada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul do estado.

Dentre as atividades do projeto estão a capacitação dos atores envolvidos, identificação de pontos frágeis pela PM, em conjunto com a comunidade, instalação de placas de sinalização, além de outras condutas. Para solicitar a implantação de uma Rede, a localidade deve cumprir alguns critérios: ser um destino turístico; integrar a Política de Regionalização da Secult; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo; estar cadastrada na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

A PMMG também estabelece algumas ações que precisam ser seguidas pelos municípios e comunidades para que participem da Rede: mobilização social local; cadastro dos integrantes da Rede junto à PMMG; participação ativa nas reuniões periódicas da Rede; adesão ao projeto “Cidade Limpa, Comunidade Ativa”.

“Temos no momento questões muito importantes no turismo, como a segurança sanitária e a segurança pública. Os destinos com mais segurança tendem, segundo estudos, a ter mais visitantes. Então, a nossa parceria com a Polícia Militar visa isso: estabelecer um projeto de segurança física para além da segurança sanitária que se tornou imperativa em tempos de pandemia. Essa união é estratégica no sentido de promover um destino seguro. Unir cultura, turismo e PM, para proteger os cidadãos, os eventos e os visitantes. Isso é de extrema importância para a imagem global de Minas como um destino seguro”, afirma o secretário Leônidas Oliveira.

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, ressalta que a iniciativa é um pontapé para a retomada da economia no pós-pandemia. “Nossa gratidão é por participar desse projeto, junto com empresários, população, os poderes Executivos municipal e estadual, para atrair investimentos e turistas, tornando Minas Gerais um lugar ainda melhor para se viver, empreender, trabalhar e se visitar”, destaca.

As localidades interessadas em fazer parte da Rede Integrada de Proteção ao Turismo podem se inscrever até o dia 8/10. Todas as instruções sobre o processo de inscrição estão contidas em uma cartilha, que pode ser obtida neste link. Para melhor avaliar a necessidade de criação de uma rede, além das estratégias mais adequadas a serem adotadas em determinado local, a Secult e a PMMG utilizarão informações presentes na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).