Hemominas inaugura posto de coleta de sangue em Barbacena
Nessa quinta-feira (28/11), foi inaugurado em Barbacena, na região Central de Minas, o novo Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) da Fundação Hemominas. O posto “Dr. Osvaldo de Melo Campos” surgiu de uma parceria da fundação com a Prefeitura de Barbacena, Santa Casa de Misericórdia de Barbacena e Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar).
O espaço conta com quatro cadeiras e a coleta será de 75 bolsas de sangue por semana. O local é específico para coleta e o material será encaminhado ao banco de sangue da Hemominas de Juiz de Fora. Dessa forma, a população de Barbacena não terá mais a necessidade de se deslocar para a realização do processo.
Na oportunidade, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, destacou a importância da parceria para concretização desse posto de coleta, em conformidade com a busca da eficiência na gestão de Minas Gerais.
“Uma visão que nós temos hoje, e que foi pontuada pelo governador, é que a sociedade tem que participar e estar junto do governo, e que esse traga eficiência, entendendo como fazer mais com menos. E nessa visão buscamos integrar, unir esforços, como aqui - Aeronáutica, Santa Casa, Prefeitura Municipal, Hemominas e Governo do Estado -, e permitir que assim cheguemos à viabilização de uma obra”, observou.
Ainda segundo o secretário, o novo posto traz benefícios em economia e facilitação do acesso ao serviço. “Pensamos que é importante evitar que as pessoas se desloquem, evitando gastos de tempo e financeiros, de forma que possamos ganhar eficiência e maior qualidade. Da mesma maneira, precisamos ter mais doadores, ter mais bolsas de sangue, para que lá na ponta possamos – Estado e Hemominas - fornecer sangue e participar do tratamento das pessoas”, afirmou.
Estrutura
O Pace está instalado em um prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia. As coletas acontecerão todas as sextas-feiras, de 9h às 15h. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos; que estejam em boas condições de saúde e peso acima de 50Kg; que mantenham um estilo de vida saudável; e que não se exponham a situações com riscos de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.
“Nós do Estado esperamos que esse posto traga um equilíbrio grande na coleta e a disponibilização de sangue para toda a região. O nosso compromisso é a saúde. Então, estamos sempre buscando expandir a rede, melhorar a prestação e aproximar do cidadão. O estado de Minas Gerais é muito grande. Desse modo, essa capilarização, para nós, é muito importante”, destacou o secretário Carlos Eduardo.