Governo lança projeto de capacitação em costura em Ataléia e Carlos Chagas
O Governo de Minas lança, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em ação da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), o projeto Trajeto Moda nas cidades de Ataléia e Carlos Chagas, no Vale do Mucuri.
A iniciativa oferece capacitação que abrange aulas de costura, de cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar.
Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico. O objetivo é transformar a vida dessas mulheres, dando a elas autonomia e renda.
Em Ataléia, dez mulheres participarão do projeto que será executado em parceria com a prefeitura municipal. A gestão local cedeu o espaço para a realização do curso e a Associação de Costureiras da cidade doou três máquinas de costura. As outras 12 máquinas que serão usadas foram adquiridas pela Sedese.
Em Carlos Chagas, 12 mulheres participarão do projeto que será executado em parceria com a prefeitura municipal. O lançamento será nesta quarta-feira, 19/7, às 15h. A gestão local cedeu o espaço para a realização do curso, além de seis máquinas, mobiliário e outros equipamentos para as aulas do ofício da costura.
O curso
A capacitação profissional é ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) e tem carga horária de 160 horas.
O curso conta com aulas de técnicas de costura, acabamento para montagem de peças de roupa, classificação de tecidos, função e técnica das máquinas de costura reta e overloque, técnicas básicas de costura manual e noções de acabamento e aviamento.
O projeto foi idealizado em 2020, e seu piloto foi executado em 2021, em Belo Horizonte.
A ação obteve bons resultados e ganhou plano de expansão para outros municípios do estado.
Em 2023, está sendo realizada a execução desse planejamento. Das 35 cidades que aderiram ao projeto, 14 já estão sendo atendidas com 174 mulheres beneficiadas. São elas: Bonito de Minas, Coluna, Couto de Magalhães, Diamantina, Francisco Sá, Guaraciama, Mata Verde, Muriaé, Novo Cruzeiro, Pedras de Maria da Cruz, Rio Vermelho, Rubelita, Salinas e Varzelândia. Nesta semana, além de Carlos Chagas, o projeto também será lançado em Ataléia.
Serviço
Lançamento Trajeto Moda em Ataléia
Data: 19/7/2023 (quarta-feira)
Horário: 8h
Local: Rua Antônio Lemos, 146, Centro, Ataléia, MG.
Lançamento Trajeto Moda em Carlos Chagas
Data: 19/7/2023 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Rua José de Souza Esquerdo, 717, Centro, Carlos Chagas, MG.