Desenvolvimento Social capacita servidores do Sistema Nacional de Emprego

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego deu início, nesta terça-feira (2/4), à capacitação de atendentes e coordenadores de 35 unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine)/UAI no primeiro “Ciclo de Reciclagem”.

O treinamento, realizado em parceria com a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), vai até 4/4, no Prédio Minas, da Cidade Administrativa. Ao todo, serão feitos sete ciclos neste ano.

Destinada a servidores que fazem a postagem do seguro-desemprego, captação de vagas de emprego e intermediação de mão de obra na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a reciclagem busca repassar aos servidores as modificações do sistema Mais Emprego, do governo federal, além de reforçar a importância de um atendimento de qualidade aos trabalhadores que procuram as unidades do Sine/UAI.

Durante o treinamento na Cidade Administrativa, o subsecretário de Trabalho e Emprego da Pasta, Raphael Vasconcelos Amaral Rodrigues, ressaltou a importância dos cursos de reciclagem para a contínua melhoria dos serviços prestados ao cidadão. 

“A atualização constante, agregando novos métodos e técnicas para a intermediação de mão de obra, por exemplo, contribui para um atendimento mais qualificado para o cidadão, o que pode ser determinante para a alocação eficiente do candidato no mercado de trabalho”, afirma.

Os demais ciclos de capacitações vão ser direcionados aos funcionários dos Sines/UAIs de Divinópolis, Montes Claros, Uberlândia, Juiz de Fora, Ipatinga e Poços de Caldas, conforme cronograma abaixo.

Minas Gerais conta hoje com 132 unidades do Sine em todo estado. Além da postagem do seguro desemprego, os postos do Sine têm sido de fundamental importância para a captação de vagas de emprego e intermediação de mão de obra – facilitando assim o ingresso ou a recolocação de trabalhadores do mercado formal de trabalho.

Busca Ativa

Um dos projetos que tem contribuído para melhorar a empregabilidade do trabalhador nas unidades do Sine é o Busca Ativa de Vagas.

A ferramenta identifica setores da economia e empresas que têm potencial de geração de postos de trabalho e, com cruzamento de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregos (Caged) e de contribuintes do ICMS, são produzidos boletins mensais com informações sobre o mercado de trabalho.

Com os boletins em mãos, funcionários do Sine vão em busca das oportunidades de trabalho identificadas para efetivar o cadastramento, potencializando a geração de empregos nos municípios e regiões. Dessa forma, os postos do Sine/UAI deixaram de receber apenas as ofertas vindas espontaneamente das empresas, ampliando ainda mais a oferta no banco de vagas de emprego.

Já para os trabalhadores que procuram o Sine, o Busca Ativa garante um aumento das chances de obtenção de oportunidades no mercado de trabalho.

Reciclagem

RMBH
2 a 4/4

Divinópolis
7 a 9/5

Montes Claros
4 a 6/6

Uberlândia
11 a 13/6

Juiz de Fora
9 a 11/7

Ipatinga
6 a 8/8

Poços de Caldas
27 a 29/8