Déa Trancoso conquista Prêmio Flávio Henrique 2021, do BDMG Cultural
O BDMG Cultural anuncia o resultado do Prêmio Flávio Henrique 2021, que elegeu o álbum “Líricas breves para construção de uma alma”, da cantora, compositora e pesquisadora Déa Trancoso, como melhor álbum de canção autoral. Lançado em janeiro de 2020, o trabalho foi produzido com a colaboração de profissionais de diversas áreas, como música, poesia e artes. Entre as participações nas 28 faixas do álbum, estão os nomes de Egberto Gismonti, Marcela Nunes, Marcelo Veronez, Mônica Salmaso, Ná Ozzetti e Titane.
A comissão de seleção para o Prêmio Flávio Henrique 2021 foi formada pela cantora e compositora Ceumar, pela cantora Fabiana Cozza e pelo jornalista e crítico musical Lauro Lisboa Garcia.
Criado em 2018, o Prêmio Flávio Henrique dedica-se a reconhecer a produção e a pesquisa sobre a canção feita em Minas Gerais. A premiação homenageia o artista mineiro Flávio Henrique (1968 - 2018), com objetivo de preservar a sua inquietação artística e dedicação à música.
A inspiração para nome do álbum - “Líricas breves para construção de uma alma” - veio da filosofia, da ciência e do conhecimento tradicional e popular. As gravações foram feitas de 2015 a 2019, em Belo Horizonte, Bauru e São Paulo. Déa Trancoso assina direção artística, arranjos, produção executiva e fonográfica. A ilustração da capa é de Andréa Tolaini e o projeto gráfico de Ricardo Marques. A masterização foi realizada pelo músico Rafael Dutra. Ouça o álbum.
Sobre Déa Trancoso
Natural de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, a cantora, compositora e pesquisadora possui cinco álbuns gravados. Foi indicada duas vezes ao Prêmio da Música Brasileira (2007 e 2013) e já foi gravada por Ná Ozzetti, Mônica Salmaso, Gonzaga Leal, Isabel Nogueira e Carol Ladeira.
É mestre em Estudos Rurais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e doutoranda em Educação pela Unicamp. Em 2021, prepara seu sexto trabalho, intitulado “Volátil”, que faz parte de seu projeto de doutorado, articulando ciência, arte e magia.