Cultura, cozinha e turismo são temas de nova programação da Rede Minas
Mineiro não perde o trem e a Rede Minas segue à risca a expressão, embarcando no trem Vitória-Minas para registrar as maravilhas de municípios da região do Vale do Rio Doce. É a segunda etapa de gravações do Gerais+Minas, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC).
O projeto contempla diversas ações de interiorização da programação da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, buscando mostrar a variedade da cultura, da culinária, da história, da arte e da natureza no estado.
Nesta terça-feira (15/6), a equipe de reportagem da Rede Minas parte em uma viagem que vai até o dia 21/6, explorando as riquezas locais. O passeio, que começa sobre os trilhos, mostra cidades que oferecem diversos atrativos. As belezas de Aimorés, Resplendor, Governador Valadares, Itanhomi e Coroaci serão retratadas na série, que estreia em outubro.
Roteiro
Saindo de Belo Horizonte, o primeiro destino é Aimorés, a última estação da ferrovia antes de o trem entrar nas terras capixabas. Em seguida, é a vez de Resplendor, cidade que mostra o povo indígena Krenak, o passeio de chalana pelo lago e o Parque Estadual de Sete Salões, onde está a maior reserva de Mata Atlântica do estado, além de monumentos históricos.
Governador Valadares é o destino seguinte, com sua estação de trem fundada em 1904. A reportagem ainda vai mostrar prédios históricos e o Pico do Ibituruna, que atrai visitantes de todo o Brasil. A jornada ainda traz mais duas cidades como cenário do programa “Minas da Gente”. O público vai conhecer histórias de moradores de Itanhomi e do distrito de Conceição de Tronqueiras, em Coroaci, que guarda tradições como a marujada e as apresentações folclóricas.
Gerais+Minas
Os trabalhos do Gerais+Minas começaram em maio, quando equipes da Rede Minas visitaram as cidades de Congonhas, Diamantina, Itapecerica, Ouro Preto, Poços de Caldas, Sabará, Sabinópolis e Santa Luzia.
Programas
A Rede Minas ainda prepara outros programas para mostrar na tela maravilhas do estado. Em 2021 também estreia o “Sabor & Afeto”, que fala sobre a cozinha mineira. Ao lado do fogão e em volta da mesa, o público vai conhecer 26 saborosos destinos. Em parceria com a Rádio Inconfidência, a emissora também apresenta o “Origem”, que destaca sabor de produtos mineiros que ganharam destaque no mundo, como café, cachaça, doces e queijos.
Para completar a programação, há ainda o“#Partiu”, que explora a cultura, o patrimônio, a história e a culinária mineiras.
Serviço
Rede Minas
Transmissão: http://redeminas.tv/
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.