Companhia de Teatro apresenta o espetáculo “O Capitão Fracasso”

O Palácio das Artes recebe, a partir deste sábado (23/3), o espetáculo da Companhia de Teatro, inspirado no romance do século 19, “O Capitão Fracasso”, de Théophile Gautier. Com direção de Luiz Paixão, a apresentação terá curta temporada, em cartaz até 31/3.

O texto propõe um percurso dramatúrgico pela técnica de colagem. Na produção, cenas de grandes obras – Eurípides, Shakespeare, Molière, entre outros – serão interpretadas pela companhia, com integração de gêneros literários.

“Os percalços enfrentados por uma trupe de teatro ambulante não se distinguem fundamentalmente da realidade teatral que vivenciamos hoje. O que há é apenas uma distância temporal e dos meios de sobrevivência do artista numa sociedade em que a arte e a cultura são relegadas a planos inferiores”, detalha Luiz Paixão, responsável, também, por traduzir e adaptar o texto.

O espetáculo é uma grande homenagem ao teatro e aos atores. Ao mesmo tempo, discute a função do teatro, reflete sobre a situação do artista e sobre as relações sociais a que está submetido.

As apresentações acontecem de quinta a sábado, às 20 horas; e domingo, às 19 horas. Os ingressos já estão à venda. No elenco estão Alberto Tinim, Arthur Bello, Bruno Hilário, Iris Prates, Isabella Saibert, Mariana Bizzotto e Meibe Rodrigues.

A obra

O romance “O Capitão Fracasso” (Le Capitain Fracasse), de Théophile Gautier, acompanha o percurso artístico e profissional de uma companhia de teatro mambembe, e suas dificuldades frente à realidade. O texto mescla cenas de peças de Eurípides, Shakespeare e Molière.

Tradução e adptação: Luiz Paixão
Diretor: Luiz Paixão
Produtor: Companhia de Teatro
Elenco: Alberto Tinim, Arthur Bello, Bruno Hilário, Iris Prates, Isabella Saibert, Mariana Bizzotto, Meibe Rodrigues