Cine Humberto Mauro exibe mostra Gus Van Sant

  • ícone de compartilhamento

Dez obras da filmografia do diretor americano Gus Van Sant integram mostra que estará em cartaz no Cine Humberto Mauro. Cineasta conhecido por abordar temas como anseios da juventude, homossexualidade, alienação da vida contemporânea e as fatalidades da vida, Gus Van Sant foi indicado ao Oscar de melhor direção duas vezes, além de levar a Palma de Ouro e o prêmio de melhor diretor em Cannes.

De acordo com o gerente do Cine Humberto Mauro, Bruno Hilario, a curadoria da mostra buscou trazer a visão do diretor sobre a juventude, inspirando-se no gênero cinematográfico e literário coming of age, em que os protagonistas passam por processos de amadurecimento para entrada na vida adulta. “Mesmo não sendo considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, Van Sant trouxe um frescor para o cinema independente e experimental, transitando entre produções menores e o cinema comercial, além de trabalhar com elencos estrelares”, avalia.
 

Cena do filme "Garotos de Programa" (Crédito: Divulgação/FCS)

O diretor é também um dos pais do movimento New Queer Cinema, cujos temas rejeitam a heteronormatividade e retratam o cotidiano de protagonistas LGBT que vivem à margem da sociedade. “Van Sant tem um olhar sem julgamento sobre as trajetórias de jovens prostitutos, viciados ou problemáticos, preocupando-se mais em mostrar narrativas de uma juventude sem propósito do que estabelecer juízo de valor sobre esses personagens”, explica Hilario.

Drugstore Cowboy

O longa “Drugstore Cowboy” (1989) traz a história de Bob, que lidera uma pequena gangue formada pela sua namorada e um casal de amigos que assalta farmácias para sustentar o vício em drogas. Ao perceber que sua sorte está chegando ao fim, o rapaz decide mudar de vida.

Garotos de Programa

Um dos destaques da mostra, “Garotos de Programa” (1991), contribuiu para a chegada de temáticas LGBT ao cinema convencional, ao retratar dois rapazes que, em meio à prostituição e as drogas em Portland, partem para a Itália em busca da mãe de Mike, portador de narcolepsia (sono excessivo, incontrolável), que é apaixonado por Scott, filho do prefeito.

Cena do filme "Mala Noche" (Crédito: Divulgação/FCS)

Mala Noche

Em “Mala Noche’ (1986), filme rodado em 16mm, a história é centrada num romance obsessivo situado num bairro suburbano, em que um jovem se apaixona enlouquecidamente por um rapaz mexicano, mas é correspondido de uma forma que o ridiculariza.

Últimos Dias

Em “Últimos Dias” (2005), um famoso músico de rock se isola numa mansão na floresta, se tornando cada vez mais distante dos outros e da vida exterior. Juntamente dos longas “Gerry” (2002) e “Elefante” (2003), o filme faz parte de uma trilogia em que o diretor usa o fluxo lento para tratar da fatalidade da vida.

Serviço:

Mostra Gus Van Sant
Período:
entre 4 e 11/4
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537 - Centro - Belo Horizonte (MG)
Entrada gratuita (Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão)
Informações para o público: (31) 3236-7400