Cine Direitos Humanos exibe curta “Estado Itinerante”

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que reúne as áreas da Assistência Social, Trabalho, Direitos Humanos e Esportes, transmite no dia 11 de março, de 9h às 12h, o curta-metragem “Estado Itinerante” via videoconferência para a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais - Uaitec, seguido de bate-papo. A exibição faz parte da programação em referência ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, quando serão discutidos temas sobre os direitos das mulheres.

O curta-metragem “Estado Itinerante”, com duração de 25 minutos, revela o cotidiano de mulheres que sofrem constantemente com a violência moral e física no ambiente urbano, no bairro, no lar e no trabalho. O filme foi aclamado no circuito de mostras e festivais de cinema, tendo sido exibido em mais de 30 eventos no Brasil e no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França.

O reconhecimento inclui prêmios na 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, X Janela Internacional de Cinema – Recife, além de ter sido eleito o melhor curta metragem de 2016 pela Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Após a exibição, a diretora e roteirista do curta, Ana Carolina Soares, e a coordenadora da Central de Avaliação e Monitoramento em Direitos Humanos, Bárbara Amelize Costa, abrem um bate-papo com os conferencistas, com duração de cerca de 2 horas e 30 minutos, sobre o processo de pesquisa para a construção do curta e sobre a situação da violência de gênero no Estado.

Para ter direito ao certificado, o participante deve se inscrever pelo site www.direitoshumanos.mg.gov.br, nas abas “Programas e Serviços”, e em seguida “Cursos e Capacitações” e digitar o código SEDPAC440. O local da transmissão será informado no comprovante de inscrição.