Cemig orienta regularização do contrato de fornecimento de energia
A energia elétrica é um bem essencial para todos e, para ter o fornecimento de forma regular, além de pagar a fatura em dia, é indispensável que os cidadãos mantenham atualizada a titularidade do imóvel junto à Cemig. Nos casos de imóveis novos, ainda sem fornecimento de energia, basta solicitar a primeira ligação. Mas se o local já tiver sido ligado anteriormente, é muito importante que o novo morador assuma a titularidade da unidade, independentemente se for proprietário ou inquilino.
Se o pedido de nova titularidade não for feito, a companhia pode fazer o corte de energia de imediato, conforme prevê a Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma vez que o novo morador não terá um contrato com a distribuidora e estará utilizando a energia de forma irregular.
O gerente de Medição e Perdas da Cemig, Luiz Renato Fraga Rios, explica os detalhes do procedimento. “Quando um cliente faz o encerramento do contrato, a Cemig pode desligar a unidade e retirar o medidor a qualquer momento. A ordem de desligamento e retirada do medidor é cancelada quando um novo morador ativa o seu contrato. Por isso, é imprescindível que haja a troca de titularidade antes da mudança, para que seja feito um contrato entre as partes. Sem o contrato, o consumo se torna irregular e a Cemig poderá desligar a energia dessa instalação a qualquer momento”, afirma.
Troca de titularidade
Débitos pendentes em nome do novo titular ou da unidade consumidora em que será feita a troca podem impedir a conclusão da solicitação. Para evitar que o pedido seja indeferido, é preciso que o consumidor anexe os comprovantes de pagamentos. É importante sempre conferir o endereço e o número da instalação, que está na conta de luz.
Como fazer
Para fazer o pedido de troca de titularidade, o cliente deve apresentar à Cemig o CPF, a identidade (RG) ou outro documento oficial com foto. A solicitação pode ser feita nos canais digitais da empresa, como o Cemig Atende Web, no site www.cemig.com.br, pelo Whatsapp, no número (31) 3506-1160, ou agendando um atendimento nas agências presenciais da companhia em todo o estado.