Capoeira unida à música clássica é atração do Harmonia

Você consegue imaginar a música clássica unida ao berimbau, agogô e pandeiros, embalada pelos jogos de capoeira? Essa reinvenção do erudito é o resultado do “Suíte capoeira”, projeto idealizado pelo compositor Rafael Calaça, que será apresentado no programa Harmonia, na Rede Minas, no próximo domingo (17/3).

No programa, entrevista com o compositor e com a mestra de capoeira de Angola Alcione, que falam da ideia de levar a capoeira para os palcos e o erudito para a periferia. O “Suíte capoeira” ainda conta com a participação de alguns músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O programa traz, também, a apresentação do grupo de percussão Sonante 21, que improvisa trilhas sonoras para os filmes mudos do consagrado cineasta e ilusionista francês George Meliés. Outra atração é o Trio Porto Alegre, que apresenta famosas peças de César Guerra-Peixe e Edmundo Villani-Côrtes.

Harmonia

O programa semanal de música erudita, Harmonia, apresenta a vida e a obra de grandes compositores e intérpretes. Apresentado em linguagem leve e popular, pelo jornalista Clóvis Ribeiro, a produção divulga e democratiza a música de concerto. O Harmonia vai ao ar todos os domingos, às 19h, pela Rede Minas.