Administração Prisional recebe diretores regionais para reunião de alinhamento

Na manhã desta quinta-feira (4/4), o secretário de Segurança Pública e de Administração Prisional, general Mario Araujo, recebeu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, os 19 diretores regionais do sistema prisional mineiro para reunião de alinhamento da nova gestão.

O encontro, que será realizado ao longo de todo o dia, busca esclarecer as diretrizes de atuação e alinhar o trabalho institucional para a cúpula de gestores das unidades prisionais do Estado. O secretário, que em três meses de gestão já visitou 11 presídios e penitenciárias, abriu a reunião dizendo que quer visitar unidades de todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e conta com o apoio dos diretores referência.

“Nestas 11 visitas consegui ter um panorama do sistema prisional. Fiquei surpreso com a qualidade do trabalho e com a capacidade da esquipe, mas buscamos fazer mais. Vamos focar em legislação, capacitação e humanização”, disse o general. Ele acrescentou que “é preciso trabalhar com sete fatores importantes: doutrina, organização, adestramento, material, educação, pessoal e infraestrutura. Vamos focar em cursos para diretores-gerais e já temos cronograma para iniciar os treinamentos”.

Sobre a Humanização do Atendimento, o general Mário Araujo foi enfático. “Sem humanização nós não vamos melhorar a sociedade. O indivíduo encarcerado um dia vai voltar para o convívio social e precisa retornar melhor do que entrou. Temos que dar chance às pessoas de conhecerem caminhos diferentes, com trabalho, educação e capacitação”, pontuou o secretário.

Ao longo do dia estão sendo discutidas questões pertinentes ao sistema prisional do Estado, tanto no âmbito da humanização do atendimento quanto no âmbito da segurança. Temas importantes para a categoria serão abordados: lei orgânica; capacitação para todos os servidores, incluindo treinamentos e cursos para diretores de unidades prisionais; carga horária de trabalho; gestão de vagas; gestão de estoque dos almoxarifados; métrica de equalização, entre outros. A proposta é que essas reuniões aconteçam bimestralmente.