Vice-governador prestigia celebração dos 202 anos da Independência do Brasil no Triângulo Mineiro

A cidade de Araguari preparou um desfile com expectativa de público de 10 mil pessoas

Minas Gerais celebrou, neste sábado (7/9), os 202 anos da Independência do Brasil com uma série de eventos em todo o estado, reforçando a importância da data comemorativa. Dando destaque à presença do Governo de Minas no interior, o vice-governador Professor Mateus participou do desfile cívico-militar realizado na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro.

O evento, organizado pela prefeitura local, deve reunir cerca de 10 mil pessoas. A celebração contou ainda com a participação de representantes do executivo municipal, associações, entidades, instituições e forças de segurança do município, além da comunidade local.

"Hoje, comemoramos o 7 de setembro, uma data que simboliza a nossa Independência e o desejo de um Brasil soberano e livre. Em Minas Gerais, terra da Inconfidência, a liberdade é um princípio fundamental. E seguimos trabalhando para fortalecer nossa independência por meio do desenvolvimento e geração de emprego e renda, garantindo um futuro melhor para todos os mineiros”, ressaltou o vice-governador.

O desfile incluiu apresentações das fanfarras de estudantes das escolas públicas, exibições das forças de segurança e do Batalhão Ferroviário de Araguari, e um desfile de carros antigos, celebrando não apenas a história da Independência, mas também o patrimônio cultural da cidade.

"O 7 de Setembro, mais do que um feriado, é uma data cívica, no sentido amplo da palavra. Fico feliz em ver, especialmente no interior, a alegria dos estudantes participando dos desfiles. Aqui em Araguari, não foram apenas os alunos do Colégio Tiradentes que desfilaram de forma organizada e bonita, com uma excelente banda, que, aliás, foi a melhor do desfile. Todas as escolas, tanto da rede pública quanto privada, estadual e municipal, participaram desse momento de homenagem ao Brasil, compreendendo seu papel na nossa realidade", destacou Professor Mateus.

Presença do público

O morador de Araguari Natal Fernandes, de 69 anos, expressou seu entusiasmo pelo evento e destacou o valor da celebração para as novas gerações. “Considero uma data muito importante para o nosso Brasil, porque eu sou patriota de verdade. Sempre que posso, eu acompanho. Além disso, é muito bom ver as crianças desfilando ao lado do exército, o que serve de exemplo às próximas gerações”, disse o morador.

Já a moradora Crismenia Constâncio, de 43 anos, também foi ao evento e aproveitou para levar seu neto Bruno, de três anos. “Esse desfile tem uma importância muito grande para nossa família. Meu marido vai desfilar como Bombeiro Civil, minha afilhada está desfilando também. Então a família toda está participando. Eu acho muito importante trazer e envolver todos para garantir que as futuras gerações aprendam e valorizem essas tradições”, finalizou.