Vice-governador destaca importância da mineração para o estado na abertura da Exposibram 2024

Realizada em Belo Horizonte, feira deve receber 70 mil pessoas em quatro dias, apresentando inovações em produtos, serviços e segurança

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Belo Horizonte recebe uma das maiores feitas de mineração da América Latina, a Exposibram 2024. A expectativa é a de que a feira, que ocorre no Expominas, receba mais de 70 mil pessoas durante os quatro dias. A cerimônia de abertura, realizada nessa segunda-feira (9/9), contou com a presença do vice-governador, Professor Mateus.

Além de ser palco para a apresentação das principais inovações e tendências do setor mineral, a feira também contou com uma homenagem especial à AngloGold Ashanti pelos 190 anos de atuação no Brasil.

“A mineração faz parte da identidade do estado, está no coração e na história de Minas. A trajetória começou com a exploração do ouro, evoluiu para o diamante, passando pelo ferro e, hoje, o estado é produtor de quase todos os minérios imagináveis”, disse o vice-governador. “Minas Gerais tem um papel fundamental na transição energética mundial, especialmente no contexto da descarbonização, que envolve a exploração de lítio e sílica, feita de forma responsável”, destacou.
 

 

"É motivo de grande orgulho estar presente na Exposibram, especialmente porque os expositores são, em grande parte, fornecedores da indústria mineradora trazendo tecnologia para garantir mais segurança e eficiência neste processo, gerando emprego, renda e desenvolvimento para Minas", acrescentou Professor Mateus.

 
   
   


Também entre os homenageados esteve a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, que recebeu reconhecimento pelo trabalho realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) na promoção do desenvolvimento sustentável do setor mineral em Minas Gerais.

Exposibram

Com mais de 500 estandes e cinco palcos simultâneos, o evento reúne mineradoras globais e fornecedores de produtos e serviços, oferecendo aos visitantes uma ampla visão das inovações tecnológicas, equipamentos, softwares e outros produtos relacionados à indústria mineral.

Com a participação de mais de 20 mineradoras e 460 fornecedores nacionais e internacionais, a Exposibram 2024 será oportunidade única para o setor discutir novos investimentos, firmar parcerias comerciais e impulsionar o crescimento da mineração no Brasil e no mundo.

“Hoje, a mineração brasileira é um artífice do futuro. E aqui, me refiro principalmente à grande questão de toda a humanidade, que deve ser também uma preocupação nossa: o legado que deixaremos para nossos filhos e netos. Nosso compromisso com as futuras gerações, e estamos integralmente empenhados nisso”, comentou o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann.    

Acordo de cooperação

Durante a cerimônia o Ibram celebrou um acordo de cooperação técnica com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec).

O acordo prevê que a Cedec apoie cursos e treinamentos voltados à gestão de risco e desastres no setor mineral.

A colaboração vai incluir a atuação como coautora em cursos, palestras e exposições, tanto em âmbito nacional quanto internacional, onde o Ibram for organizador ou convidado.

A participação dos militares ou servidores civis lotados no Gabinete Militar do Governador será conforme a disponibilidade e conveniência.

Congresso

O congresso, que ocorre simultaneamente à exposição, será palco de discussões entre especialistas, representantes do setor produtivo, governamental e organizações da sociedade civil, abordando o cenário atual da mineração mundial.

O evento deve contar com a participação de 2 mil congressistas, representando diversos países, incluindo Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru.

AngloGold Ashanti

Durante a Exposibram, o vice-governador também participou da Homenagem pelos 190 anos da AngloGold Ashanti, uma das mais tradicionais mineradoras do mundo, com forte atuação em Minas Gerais.

A ocasião foi um reconhecimento à trajetória histórica da empresa e sua contribuição ao setor mineral no estado.

“A Anglo acredita na transformação das pessoas e isso acontece com dedicação, força, perseverança e com o potencial de cada uma delas, especialmente aquelas que se dedicam à mineração. E é assim que impulsionaremos a transformação do setor”, disse a presidente do Conselho do Ibram e CEO da Anglo American no Brasil, Ana Sanches.

O vice-governador felicitou a empresa pela celebração. “É um orgulho ter uma empresa com 190 anos de história em nosso estado. Uma empresa que carrega a mineração no coração e nas suas práticas, que nunca esqueceu da comunidade em que está inserida, do cuidado com seus empregados e do entorno onde atua. Mesmo após 190 anos, continua cuidando do que começou a construir”, finalizou.



Últimas