Unimontes oferece atendimento psicológico gratuito aos estudantes

Ideia da universidade é expandir o serviço para outras unidades

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) começa a oferecer atendimento psicológico gratuito à comunidade acadêmica, a partir desta terça-feira (14/5), em mais uma estratégia de atenção à Saúde Mental aos estudantes, no campus-sede de Montes Claros, no Norte de Minas. A iniciativa é da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

A diretora do Centro de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, explica que a meta é ampliar a ação futuramente.  “Por uma questão de logística vamos iniciar o projeto no CCBS, mas, à medida que os psicólogos da universidade tiverem disponibilidade para atuarem como supervisores, iremos expandir o serviço para outras unidades da Unimontes”, informa.

Segundo ela, o atendimento surgiu a partir da necessidade de atividades práticas por parte dos residentes. Implantado neste primeiro semestre, o Projeto Cuidar foi aprovado pelos membros do conselho departamental da universidade.

A idealizadora do Projeto Cuidar e coordenadora do curso de Odontologia da Unimontes, professora Renata Francine Rodrigues Lima, disse que a meta é motivar os estudantes a procurarem o serviço para que tenham a ajuda adequada.

“Os desafios acadêmicos, sociais e pessoais podem ser avassaladores e é normal sentir-se sobrecarregado ou perdido em determinados momentos. No entanto, buscar ajuda psicológica não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem”, observa Renata.

Ela reforça que a terapia oferece um espaço seguro e confidencial para os interessados explorarem pensamentos, sentimentos e preocupações, que vão desde ansiedade relacionada aos estudos, até questões de identidade e relacionamentos. “Estamos aqui para ajudá-lo a encontrar clareza e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis”, completa a idealizadora do Projeto Cuidar.

O projeto piloto de atendimento será implementado no CCBS, com a proposta de ser ampliado para os acadêmicos de outros campi  da Universidade. Para agendar um horário de atendimento, basta enviar um e-mail para cuidarunimontes@gmail.com.