Unimontes divulga edital do vestibular próprio de 2025

Serão preenchidas 2.287 vagas em 84 cursos divididos em dois grupos. Farmácia e Cinema e Audiovisual são as novas graduações da instituição

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou o edital do vestibular próprio para ingresso no ano de 2025. A principal novidade do processo seletivo é oferecer vagas para Farmácia e Cinema e Audiovisual, novos cursos de graduação criados pela universidade neste ano. As provas do vestibular próprio da Unimontes estão marcadas para o dia 17/11. Serão preenchidas 2.287 vagas em 84 cursos de graduação, divididos em dois grupos para o primeiro e o segundo semestre do próximo ano.

De acordo com o edital, 80% das vagas dos cursos da instituição serão oferecidas no vestibular próprio e 20% serão preenchidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada-Sisu/MEC. Neste ano, a Unimontes também retomou o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (Paes), cujas provas estão marcadas para o dia 8/12, para os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. A elaboração e aplicação das provas são desenvolvidos pela Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps).

Período de Inscrições

As inscrições para o sistema de reserva de vagas do vestibular próprio da Unimontes serão realizadas no período de 12 a 23/8. Os candidatos ao sistema universal (ampla concorrência) deverão se inscrever no período de 16 /9 a 14/10, pela internet, por meio do site da Coteps. A inscrição terá valor simbólico de R$15.

Provas dos dois grupos no mesmo dia

As provas do vestibular próprio serão aplicadas no mesmo dia (17/11) para os inscritos aos cursos dos dois grupos da seguinte forma: pela manhã (candidatos do grupo um), à tarde (inscritos aos cursos do grupo dois).

No grupo um serão  1.115 vagas em 41 cursos, todos eles com entrada prevista para o primeiro semestre de 2025. No grupo dois haverá o preenchimento de 1.172 vagas em 43 cursos, com a maioria com o início das aulas previsto para o segundo semestre de 2025.

Provas específicas por áreas de conhecimento

Os candidatos realizarão provas específicas, diferenciadas por áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Porém, as provas de redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia e Sociologia serão comuns para todos os inscritos.

Reserva de vagas

A Unimontes mantém o sistema de reserva de vagas (50% do total). Além de contemplar egressos de escolas públicas, indígenas e negros (de baixa renda) e de portadores de deficiência, a universidade destinará um percentual de vagas para integrantes de comunidades quilombolas (de baixa renda).

Vestibular próprio da Unimontes

Cursos e vagas – Grupo um – Entrada no primeiro semestre de 2025

Campus-sede: Administração – matutino (29), Artes Visuais ( 24), Ciências Biológicas Bacharelado (32), Ciências Biológicas Licenciatura (29), Ciências Contábeis – matutino (29), Ciências Econômicas – matutino (29), Ciências da Religião ( 29), Ciências Sociais – matutino ( 29), Direito – matutino (22), Direito – Noturno (22), Educação Física Bacharelado – Diurno ( 29), Educação Física Licenciatura – Diurno (29), Educação Física Licenciatura – Noturno (29), Enfermagem ( 22), Engenharia Civil ( 24), Farmácia (29), Filosofia ( 29), Geografia – Matutino (22), História Licenciatura (29), Letras Espanhol (29), Letras Inglês – Vespertino (29),Letras Português – Vespertino (29), Matemática ( 29), Medicina ( 32), Odontologia ( 22), Pedagogia( 29), Psicologia ( 29), Serviço Social (29), Sistemas de Informação (28) e Tecnologia em Gestão Pública – Vespertino ( 29).

Nos demais campi: Administração (29), em Brasília de Minas; Agronomia (22), Engenharia Florestal 22), História (29), Medicina Veterinária (22), Tecnologia em Agronegócios (28), Zootecnia (28), em Janaúba; Letras Português (29), em Paracatu); Pedagogia (29) e Letras Inglês (29), em Januária; e matemática (29), em São Francisco.

Cursos e vagas – grupo dois – Entrada no segundo semestre de 2025

No campus-sede, entrada no segundo semestre de 2025: Administração (29 vagas), Ciências Biológicas Licenciatura (29) Ciências Contábeis noturno ( 29), Ciências Econômicas noturno (29), Ciências Sociais noturno (29), Direito matutino (22),Direito noturno (22), Educação Física Bacharelado diurno (29), Educação Física Licenciatura diurno (29), Enfermagem (22), Engenharia Civil (24), Engenharia de Sistemas (22), Farmácia (29), História (29),Letras Português ( 29), Matemática diurno (29), Medicina (32),Odontologia (22), Pedagogia vespertino (29), Psicologia (29), Serviço Social matutino (29) e Tecnologia em Gestão Pública (29).