Unidades de conservação mineiras integram a campanha nacional “Um Dia no Parque”

Iniciativa ocorre neste domingo (1/7) para integrar as comunidades do entorno com as atividades dos parques

A campanha “Um Dia no Parque” surgiu no Brasil para integrar a comunidade do entorno das áreas à programação das unidades de conservação, baseada no Park Day, promovido anualmente no EUA para que a população aproveite ao máximo os parques para fazer trilhas, observar pássaros e estrelas e fazer diversas atividades, tanto individuais quanto em grupo.

O Governo de Minas promove “Um Dia no Parque” neste domingo (21/7) por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), quando dezenas de unidades de conservação gerenciadas pelo IEF oferecerão diversas atividades, como pode ser verificado nesta programação.

Em 2024, o tema do “Um Dia no Parque” é “Natureza para todas as pessoas” e busca integrar a população que vive próxima aos parques e que por algum motivo se sinta excluída do contato com estas áreas.

A iniciativa do projeto é da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, que reúne instituições que congregam empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação (UC) da Natureza. Mais de 300 UCs no Brasil já confirmaram adesão à campanha este ano.

“Em Minas Gerais, são 95 unidades de conservação administradas pelo IEF, que preservam mais de 3 milhões de hectares. No próximo fim de semana, boa parte dessas áreas protegidas participarão do programa ‘Um Dia no Parque’, com a realização de inúmeras atividades”, diz o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar.

Angela Kuczach é a diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do “Um Dia no Parque”, e conta que, para muitas unidades de conservação estaduais e municipais, a campanha é uma oportunidade para ter mais visibilidade e mostrar o trabalho realizado junto à comunidade local.

“Quando a comunidade visita as UCs, passa a entender a importância dessas áreas para a qualidade de vida e forma um laço com elas. Este é um dos nossos objetivos, que cada pessoa se torne protetora das Unidades de Conservação. Além, é claro, de promover o turismo de natureza, gerando emprego e renda, que é uma forma de ajudar a preservar as áreas”, explica Angela Kuczach.

De acordo com pesquisas, o contato com o meio ambiente desde a primeira infância pode trazer benefícios físicos, mentais e emocionais, pois estimula os sentidos, aguça a curiosidade e desperta na criança a paixão e o respeito pelos bens naturais. Para as crianças, é uma oportunidade de aprendizado sobre a vida selvagem, preservação e história.

As UCs são divididas em dois grupos: as de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. As de Proteção Integral permitem o uso somente indireto de seus recursos naturais, como o ecoturismo e pesquisa. Já as de Uso Sustentável admitem a presença de moradores e o uso de recursos naturais de forma racional e de acordo com regras previamente estabelecidas.