Uemg determina distribuição de vagas para ingresso nos cursos de graduação em 2025

Universidade do Estado de Minas Gerais estabelece porcentagem de vagas para modalidades de vestibular e Sisu

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) definiu as formas de ingresso e a distribuição de vagas para a seleção das novas turmas dos cursos de graduação, para o ano de 2025.

O vestibular será o destino de 75% das novas vagas, contemplando as categorias do Programa de Reserva de Vagas (Procan), de inclusão regional e da ampla concorrência, enquanto o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) selecionará os ocupantes das outras 25% restantes (somente para ampla concorrência).

A expectativa é de que o edital do Vestibular seja anunciado até o final deste ano, após a escolha da empresa responsável pela organização do certame.

Distribuição de vagas

De acordo com a Resolução nº 631/2024, aprovada pelo Conselho Universitário da Uemg, no percentual de vagas previsto para o Vestibular Uemg 2025 haverá a seguinte distribuição:

• Vagas para o Procan – 50%
  • Vagas para Inclusão regional – 20%
  • Vagas para Ampla concorrência – 5%

A categoria será escolhida pelo candidato no momento de sua inscrição. Cada uma possui critérios próprios e exigem comprovações específicas, que serão detalhados no edital do Vestibular a ser publicado.

Entre outras definições, a Resolução também definiu critérios para remanejamento das vagas eventualmente não preenchidas entre as categorias do Procan.

Procan

O Programa de Reserva de Vagas da Uemg foi instituído em 2004, atendendo à Lei Estadual nº 15.259, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior.

Atualmente, o programa reserva vagas no Vestibular para candidatos com deficiência (5% das vagas) e de outras cinco categorias que devem, simultaneamente, terem cursado escola pública e comprovarem baixa renda: negros (24%), egressos de escola pública (13%), quilombolas (3%), indígenas (3%) e ciganos (2%).

Inclusão regional

A modalidade Inclusão regional foi criada em adição ao Procan, com a proposta de fortalecer o ingresso ao ensino superior gratuito das comunidades dos municípios nos quais a Uemg possui oferta de cursos presenciais.

Para ter direito a concorrer nessa categoria, os candidatos precisarão comprovar, ao mesmo tempo, residirem no estado de Minas Gerais e terem cursado o ensino médio em instituições de ensino da rede pública municipal, estadual ou federal.