Turismo rural é uma boa opção de passeio no feriado

Catálogo Ruralidade Viva, disponível no site da Emater-MG, traz informações de 137 propriedades rurais que recebem visitantes

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Neste feriado prolongado da Semana Santa, o turismo rural em Minas tem sido uma importante opção de lazer. No catálogo virtual Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais, da Emater-MG, é possível encontrar várias opções de passeios em várias regiões do estado.

Emater / Divulgação

A publicação está disponível no site da Emater-MG e traz informações sobre 137 propriedades que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças. “O turismo rural tem crescido muito em Minas Gerais e tem feito sucesso não somente entre os mineiros, que deixam as cidades em busca de mais contato com a natureza, como também tem atraído turistas de outros estados interessados em aproveitar a hospitalidade mineira”, argumenta a coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia.

Novas vivências

De acordo com a coordenadora, muitos visitantes de roteiros turísticos tradicionais de Minas Gerais têm aproveitado para estender o passeio, conhecendo também o entorno local. “O turista vai a Ouro Preto ou a Diamantina, por exemplo, e, além dos pontos turísticos dessas cidades históricas, procura conhecer mais sobre os produtos locais. Então faz passeios até uma queijaria ou fábrica de cachaça da região, entre outras vivências interessantes disponíveis no meio rural”, recomenda Thatiana.

A apicultora Renata Falcão (Bee Nectar), é uma das produtoras que têm apostado nesse tipo de turismo. Ela e o marido Sérgio Pereira recebem visitantes na sua propriedade em Lima Duarte (Zona da Mata), disponibilizando a chance de contato mais próximo do público com o universo das abelhas. “Começamos com produtos de mel e derivados, em 2019, e depois desenvolvemos cosméticos, velas e bebidas. Então pensamos oferecer também hospedagem para as pessoas terem, numa reserva ecológica, o contato com o universo encantador das abelhas, que são importantíssimas para a vida no planeta”, narra sua trajetória.

Opções para todos os gostos

A propriedade do casal é uma das participantes do catálogo virtual Ruralidade Viva. A publicação tem informações, fotos e dados sobre as propriedades rurais em várias regiões do estado, além do contato do produtor, as mídias sociais dele e um pequeno relato do que o visitante vai encontrar naquela experiência. “Na publicação, tem pousadas, cachoeiras, trabalhos de criadores de animais, agroindústrias de alimentos famosos de Minas, entre outras experiências. Mas elas necessitam de agendamento prévio, pois o produtor, que mantém uma rotina de trabalho rural, precisa se organizar para receber o público”, adianta Thatiana.

O projeto Ruralidade Viva é realizado pela Emater-MG, conjuntamente com as secretarias estaduais e municipais de Turismo, Cultura e Agricultura e tem o apoio das instâncias regionais, que são os Circuitos Turísticos e agências de viagens. A proposta da empresa é que todos os anos o catálogo seja atualizado, com a adesão de mais propriedades. De abril a junho, os produtores interessados em participar do catálogo podem procurar os escritórios da Emater-MG mais próximos de suas propriedades para se inscreverem no projeto.

 



Últimas