Tiradentes vai sediar o segundo Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes

Cinco vencedores se classificam para o Concurso Estadual de Queijos Artesanais de 2024

Incentivar os produtores e promover a divulgação de queijos artesanais. Estas são as propostas do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes, que terá sua segunda edição nesta quarta-feira (10/7) na cidade de Tiradentes. O evento, que é organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), conta com dez produtores de queijo inscritos.

A Emater-MG, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), a Prefeitura de Tiradentes e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) organizam a disputa.

O evento tem a finalidade de estimular a produção de qualidade do Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes, além de incentivar a legalização dos estabelecimentos produtores.

O concurso acontecerá no Senac Tiradentes, com início às 9h, e contará com um corpo de jurados formado por representantes da Epamig, Instituto Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Emater-MG.

A avaliação dos queijos será baseada em critérios como apresentação, cor, textura, consistência e odor. Os cinco vencedores garantem a classificação para o Concurso Estadual de Queijos Artesanais, que será realizado em agosto de 2024.

“O concurso é uma forma de valorizar o produtor de queijo do Campo das Vertentes e demonstrar a qualidade dos produtos feitos aqui”, disse o gerente regional da Emater-MG de São João del-Rei, Odair José Gerônimo.