Times de Comunidades Terapêuticas fazem história na final do Campeonato Mineiro, no Independência

Estrutura profissional, realização e alegria marcaram o fim do campeonato, que encerra programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas em Minas

O time de futebol Cerdad, de Santa Luzia, é o campeão do I Campeonato Mineiro de Futebol das Comunidades Terapêuticas, disputado nesta sexta-feira (28/6), no Estádio Independência. A equipe venceu a vice-campeã Família em Cristo, de Juiz de Fora, por 2 a 1, e fez história na competição organizada pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Subsecretaria de Esportes, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese). O evento fecha a programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas de 2024.

Bernardo Carneiro / Sejusp

O Campeonato Estadual foi disputado em três etapas e contou com a participação de 22 times formados por acolhidos em comunidades terapêuticas e residentes das regionais mineiras da Zona da Mata, Norte de Minas, Vale do Rio Doce, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assim, cerca de 330 pessoas em recuperação das drogas tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos, aprimorar suas habilidades, aumentar a qualidade de vida e a saúde.

A estrutura do jogo foi completa para proporcionar aos acolhidos uma experiência de jogador profissional, incluindo vestiários, equipe de arbitragem e ambulância de prontidão. Além disso, houve uma cerimônia de premiação com discursos das autoridades presentes e entrega dos troféus às equipes. Os jogadores ainda assinaram uma bola do América Futebol Clube, time anfitrião do Estádio Independência, que será entregue ao governador Romeu Zema.

A subsecretária de Políticas sobre Drogas, Fabiane Oliveira, parabenizou as equipes e frisou a grandiosidade da competição. “Esse jogo marca a vida das comunidades terapêuticas e também a Supod. Sabemos como o esporte é um pilar importante em todas as fases de recuperação e de reabilitação de usuários e dependentes químicos”, disse.

O subsecretário de Esportes, Tomás Mendes, concordou e afirmou que este será o primeiro de muitos campeonatos. “Esse jogo entrou para a história. Foi uma parceria que deu certo e que fechamos com chave de ouro em um estádio que representa muito para o futebol de Minas. Uma honra estar aqui, poder ver a alegria estampada, cada um defendendo sua cidade. Desejo que o esporte gere saúde e oportunidades para todos”.

Os jogos

Antes da finalíssima, adolescentes de 12 a 16 anos entraram em campo para um jogo amistoso. Os jovens frequentam comunidades terapêuticas de Belo Horizonte e Santa Luzia e realizam atividades de prevenção às drogas e fortalecimento de vínculos. As duas equipes terminaram o jogo empatadas, por 1 a 1, com gols de Júlio César e Miguel Esdras.

A finalíssima foi bem disputada e os gols saíram só no segundo tempo. O Cerdad foi quem abriu o placar e seguiu dominando o jogo. Nos minutos finais, o time Família em Cristo converteu um pênalti, mas ainda deu tempo de a equipe luziense marcar mais um e cravar a vitória.

Jhon William, 32 anos, foi autor do segundo gol do Cerdad e se emocionou com o título: “Estou muito grato por estar aqui, vivendo tudo isso. O futebol sempre foi minha paixão e até isso o vício conseguiu atrapalhar. Estar aqui é dar a volta por cima, fazer um gol então, um sonho realizado e um gás para continuar no caminho certo”.

Da equipe vice-campeã, Raphael Themístocles foi quem fez o gol e, mesmo sem levar o título, se sentiu vitorioso: “Tivemos uma derrota no campo, mas somos vencedores na vida. A oportunidade de jogar onde jogadores profissionais jogam é uma honra. Saímos daqui hoje com uma experiência e muita alegria.”