Sistemas de inteligência analítica modernizam atuação da Receita Estadual de Minas Gerais
Investimento da Secretaria de Estado de Fazenda em tecnologia otimiza fiscalização, arrecadação e prestação de serviços aos contribuintes mineiros
No mundo em que as tecnologias e uso da inteligência artificial (IA) avançam, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) busca se manter na vanguarda de uma das mais eficazes administrações tributárias do Brasil.
Com as chamadas “soluções inteligentes”, a SEF/MG, por meio da Receita Estadual, trabalha para promover a justiça fiscal e facilitar a vida dos cidadãos e das empresas.
Em constante inovação, diversos sistemas foram implementados nos últimos anos, como os pagamentos eletrônicos (Pix e IPVA Digital), a regularização tributária (Autodenúncia e Transação Tributária), a cidadania fiscal (Nota Fiscal Mineira) e o recém-lançado Portal de Atendimento e Serviços, dentre outros.
O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, afirma que a integração entre todas as áreas da Secretaria de Fazenda, graças às ferramentas tecnológicas, é fundamental.
“Isso gera soluções rápidas, com sistemas capazes de simplificar processos, aumentar a eficiência da fiscalização e da arrecadação, além de promover uma relação mais equilibrada e transparente com a sociedade”, observa Scavazza.
Conheça alguns dos principais sistemas de inteligência analítica utilizados pela Receita Estadual:
