Sisema ComCiência discute inovação na educação ambiental para bacias hidrográficas

Encontro virtual reuniu cerca de 130 participantes para debater iniciativa pioneira do Comitê de Integração da Bacia do Rio Paraíba do Sul

  • ícone de compartilhamento

A edição de abril do programa Sisema ComCiência colocou em pauta uma abordagem inovadora para a educação ambiental no contexto da gestão de recursos hídricos. O encontro, realizado virtualmente na tarde desta quinta-feira (24/4), teve como tema o Plano e Programa de Educação Ambiental do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). A transmissão ocorreu pelo canal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no YouTube e foi acompanhada por cerca 130 participantes.

Semad / Divulgação

O convidado desta edição foi Eduardo de Araújo Rodrigues, analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, Mobilização e Comunicação (GTEAMC) do Ceivap.

Durante a apresentação, Eduardo destacou a inovação e pioneirismo do plano. "O Plano e Programa de Educação Ambiental (PPEA) do Ceivap é a primeira concepção de planejamento da educação ambiental elaborado por um comitê de bacias no Brasil com olhar para a capacitação, a elaboração de material didático, o desenvolvimento de pesquisas e experimentos, bem como para o monitoramento dos resultados destas ações na gestão de recursos hídricos, em consonância com a Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental”, explicou o coordenador.

A mediação do evento ficou a cargo de Alexandre Magrineli dos Reis, analista da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisas em Recursos Hídricos do Igam.

 Divulgação científica com foco no meio ambiente

Criado em novembro de 2020, o Sisema ComCiência é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O programa tem como objetivo divulgar pesquisas científicas relevantes para o meio ambiente em Minas Gerais.

As edições ocorrem mensalmente e contam com a participação de especialistas que apresentam resultados de estudos acadêmicos e científicos de impacto. Além disso, o projeto promove a interação entre o público e os convidados, por meio de espaço aberto para perguntas ao final de cada transmissão.

 



Últimas