SES realiza 1º Workshop Estadual Saúde em Rede

Equipes do SUS nos municípios terão acesso a uma série de ações de educação permanente; piloto já está sendo implantado em 29 municípios do Jequitinhonha

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta segunda-feira (25/11), o 1º Workshop Estadual Saúde em Rede, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento marca a implantação do projeto Saúde em Rede em Minas, que tem como objetivo apresentar as bases da proposta aos servidores da SES para o aprimorar o desenho das políticas estaduais na área.

O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que visa desenvolver diferentes competências nas equipes que atuam junto aos usuários do SUS. Por meio do projeto será possível planejar e organizar a atenção à saúde dos municípios de acordo com as necessidades dos pacientes de cada território mineiro.

As ações educacionais são voltadas para desenvolver competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias aos trabalhadores para a organizar e qualificar os processos assistenciais e de atendimento. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, destacou o programa como prioritário para a pasta.

“É uma iniciativa muito inteligente justamente por trazer um esforço concentrado para melhoria dos processos de trabalho. É fundamental que todas as subsecretarias da SES entendam o que é o programa e como ele pode beneficiar a população”, disse. Além dessa primeira etapa, haverá workshops estaduais em outras cinco datas, previstas para dezembro deste ano, além de fevereiro, abril, junho e agosto de 2020.

Projeto piloto

A etapa piloto está sendo desenvolvida nos 29 municípios da macrorregião Jequitinhonha, com participação de mais de 3,2 mil  trabalhadores. O trabalho nas linhas de cuidado materno-infantil e hipertensão e diabetes está sendo organizado, com apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Hospital Israelita Albert Einstein. A proposta é que todos os municípios mineiros sejam contemplados pelo projeto nos próximos anos.

A evolução das cidades participantes será acompanhada em plataforma de monitoramento. Um painel de bordo permite aos gestores identificar quais processos foram implantados e também o nível de maturidade da gestão em cada uma das unidades laboratório, de Atenção Primária e Especializada.

Clique aqui e saiba mais sobre o Saúde em Rede. 



Últimas